Projeto de construção da nova Hoesp/Hospital Bom Jesus é apresentado a autoridades da região


Foto: Divulgação - Hoesp - Hospital Bom Jesus
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus apresentou a atualização do projeto de construção da nova sede da instituição, que deve ser aprovado em breve em todos os órgãos competentes, para que então seja oficialmente lançado. A arquiteta Andrea Becker, mentora do plano da futura unidade, apresentou a maquete da futura construção, que deve disponibilizar 500 leitos para a região, sendo que na primeira etapa serão disponibilizados 270 leitos. A nova sede da Hoesp ficará nas proximidades da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Atualmente o Hospital Bom Jesus possui 215 leitos que abrangem o atendimento da 20ª Regional de Saúde de Toledo, e mais de 70,00% dos atendimentos são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em números o hospital tem uma média de mais de 2,5 mil atendimentos mensais no Pronto Socorro, 650 cirurgias mensais e 250 nascimentos por mês. A diretoria da Hoesp também apresentou dados sobre a necessidade da ampliação de leitos na região. “Atualmente os leitos disponibilizados não comportam todo o atendimento necessário, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Nossa região tem uma abrangência de mais de 400 mil pessoas, de acordo com o Censo, e pensando ainda no desenvolvimento das cidades, precisamos dessa ampliação. A nova sede é importante para que o hospital possa seguir na missão de salvar vidas ”, afirmou a superintendente da Hoesp, Zulnei Bordin.

O presidente da Hoesp, Doutor Cláudio Hayashi lembrou ainda sobre o histórico da instituição. “Assumi a presidência em 2016 com o anúncio de possível fechamento do hospital e uma dívida que ultrapassava R$ 30 milhões. Mas tivemos um amplo apoio na destinação de recursos e uma gestão técnica eficiente para reverter esse risco. Não é fácil manter um serviço que oferta 74,00% dos atendimentos SUS, com um prejuízo mensal de aproximadamente R$ 1,2 mi devido a defasagem da tabela do Sistema Único de Saúde. Mesmo assim, os auxílios nos ajudam a cobrir esse déficit financeiro, e com a ajuda de todos vamos realizar o sonho de construir essa nova sede”, disse Cláudio.

O diretor técnico e fundador da Hoesp, Doutor Torao Takada, ressaltou o orgulho que tem da instituição e também o sonho de realizar a primeira cirurgia na nova sede. “Sabemos que a área da saúde é difícil, precisamos valorizar todos pelo trabalho realizado e agradecer toda ajuda que recebemos”, comentou.

O prefeito de Toledo, Mario Costenaro (Republicanos), agradeceu o empenho de todos do hospital e enalteceu a importância da nova estrutura. “É importante valorizar o conselho pelo trabalho realizado. Os indicadores são incríveis para uma estrutura física tão carente. Sabemos que a Hoesp se doa pela região e precisa ser reconhecida. Está na hora de ter o seu espaço, mais humanizado, que seja bom para os pacientes e funcionários. Esse projeto vai fazer a diferença, principalmente na vida das pessoas mais carentes, que dependem do atendimento SUS”, avaliou.

O deputado federal Dilceu Sperafico (Progressistas) ressaltou a importância do projeto e se colocou à disposição para ajudar. “Estamos trabalhando na articulação desse sonho e a participação de todos é fundamental para que isso aconteça”, ressaltou.

Nelsi Welter, representando o deputado federal Elton Welter (PT), enfatizou também a importância do esforço de todos para que a construção seja realizada. “Toledo tem potencial para ser exemplo na área da saúde, e a Hoesp tem se encaminhado para isso. Com o esforço de todos isso vai se concretizar”, disse.

O presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Gabriel Baiarle (União Brasil), enalteceu a importância desse projeto. “É um projeto gigantesco e quero colocar a Câmara de Vereadores e os mandatos à disposição para buscar recursos, auxiliar os deputados que tanto fazem pela Hoesp, e buscar em outras bases também para que possamos viabilizar esse grande projeto que vai salvar muitas vidas”, ressaltou.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim