Saiba mais detalhes sobre a obesidade e o sobrepeso


Foto: Toledo News

Obesidade é definida como o acúmulo de gordura no corpo, normalmente causada pelo consumo excessivo de calorias na dieta, sendo superior ao valor usado pelo seu organismo nas suas atividades diárias, ou seja, o valor energético consumido é maior que o valor energético gasto. Existem outras causas de obesidade com os desequilíbrios hormonais, causas psicológicas e emocionais (por ex.: compulsão alimentar) e fatores genéticos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a obesidade no Brasil já atinge cerca de 20,00% da população.

O método mais utilizado para classificar a obesidade do paciente é através do Índice de Massa Corpórea (IMC), que é o cálculo do peso dividido pela altura elevada ao quadro (IMC = peso kg / altura² cm), onde o peso é considerado normal = entre 18,50 e 24,99 kg/m², sobrepeso = entre 25 e 29,99 kg/m², obesidade grau I = entre 30 e 34,99 kg/m², obesidade grau II = entre 35 e 39,99 kg/m² e obesidade grau III (obesidade mórbida) = maior que 40 kg/m².

Os pacientes que apresentem obesidade podem apresentar diversas complicações ao longo de suas vidas, podendo desenvolver diabetes (3,8 vezes maior que na população normal), hipertensão (5,6 vezes maior) e aumento de colesterol (2,1 vezes maior). Também, doenças coronarianas, AVC´s, pedra na vesícula, doença do refluxo, apneia do sono, aterosclerose, trombose e varizes.

O tratamento da obesidade é multidisciplinar, é necessário acompanhamento de um endocrinologista, um nutricionista e um médico da medicina esportiva podem ajudar a iniciar em um novo estilo de vida e consequentemente a perda de peso.

Pacientes que estão tentando perder peso por pelo menos dois anos, sem sucesso, mesmo com o auxílio de medicamentos, alimentação regrada e exercícios físicos, além de apresentarem IMC maior que 35 e possuírem alguma comorbidade associada ou IMC maior que 40, são considerados candidatos a cirurgia bariátrica.

Atualmente existem várias formas de emagrecer e novas modalidades terapêuticas que estão por vir, como a gastroplastia endoscópica, entretanto, é sempre recomendado buscar um médico especialista em caso de dúvidas.

Doutor Leandro Faé

CRM – PR 36.049

Clínica Endogastro Toledo

Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – Belo Horizonte-MG

Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – Juiz de Fora-MG

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dr. Leandro Faé

Dr. Leandro Faé
CRM – PR 36.049

CLÍNICA ENDOGASTRO TOLEDO
Cirurgia Geral pelo Hospital Felício Rocho – BH/MG
Endoscopia Digestiva pela Faculdade Suprema – JF/MG
Instagram: @drleandrofae

Converse com Dr. Leandro Faé no WhatsApp
(45) 9.9821-2181
Últimas notícias