Saiba mais sobre a história do escultor toledano, Turatti, conhecido por trabalho na novela Mulheres de Areia


Foto: Divulgação
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

A arte é algo que mexe com a maior parte das pessoas, alguns são mais da música, outros da dramaturgia, alguns das obras de arte ou das mais diversas manifestações artísticas e isso move o mundo em diversos traços, tornando-se parte da história. Neste sentido, um artista de Toledo destaca-se por suas esculturas e por deixar a sua marca no Paraná, Brasil e até em outros países.

O nome em questão é o de Waldir Alfonso Turatti, escultor que já realizou diversos trabalhos e atua há aproximadamente 60 anos no setor. Um dos trabalhos mais conhecidos do artista foi na novela “Mulheres de Areia”, que foi ao ar na Rede Globo em 1993.

Na ocasião, o icônico personagem Tonho da Lua fazia esculturas de areia na praia, esculturas essas que eram feitas nos bastidores por Turatti. O toledano destacou que o trabalho foi muito importante para alavancar as suas obras e o seu nome. Ele ainda mencionou que na época não conseguiu ter a real noção do impacto de suas esculturas serem expostas nacionalmente.

Recentemente, Turatti visitou a redação do portal Toledo News e falou mais a respeito do trabalho realizado na novela Mulheres de Areia.

Confira o trecho em que Turatti comenta sobre o trabalho na novela global 

Em outros trechos da conversa Turatti falou sobre os seus trabalhos de escultura em gelo, com destaques para o Bar de Gelo de Foz do Iguaçu-PR e para o Ice Bar, em Fortaleza-CE, o qual se tornou o maior do mundo, ultrapassando o de Londres, na Inglaterra por 15 metros.

Turatti explicou que trabalhar com o gelo é muito similar a esculpir em madeira. Ele também falou sobre a logística para o serviço, uma vez que as esculturas precisam ser feitas em câmaras frias e demandam uma roupa especial.

No trecho abaixo Turatti descreve como funciona o trabalho de esculturas em gelo

O escultor revelou que o trabalho de esculturas em gelo é algo raro no mercado e que poucas pessoas realizam tal serviço no Brasil. Ele contou que precisou viajar para a Noruega para conhecer melhor a técnica e quais os materiais necessários para aplicá-la.

Sobre a viagem, o escultor destacou que o contato com os noruegueses foi o mais difícil pelo empecilho da língua e que muito da troca de ideia tinha que ser por gestos. Ele ainda salientou que aos poucos foi aprimorando e desenvolvendo as técnicas de trabalho com o gelo.

Para Turatti o trabalho mais especial em gelo foi o Ice Bar, em Fortaleza-CE, como conta no trecho abaixo

O artista começou na carreira ainda na juventude fazendo esculturas de areia, com destaque para trabalhos em Paranaguá e em todo o Litoral paranaense. Ele ainda realiza uma série de trabalhos em cerâmica, sendo um de seus materiais preferidos.

Outro tipo de trabalho destacado é o realizado com fibra de vidro. Com esse tipo de material, o artista faz esculturas em tamanho real de inúmeros animais do cenário rural, como cavalos, vacas, bois e outros. A maior parte dessas esculturas é exposta em feiras agrícolas.

Turatti também tem vários desses trabalhos em praças espalhadas pelo país, com destaque para esculturas de aves. O artista também fez esculturas de super-heróis, tais como o Wolverine e o Incrível Hulk.

Turatti também tem muito trabalho durante a época natalina, período em que faz numerosas esculturas de areia representando a cultura da época, com os famosos presépios. A maior parte desses serviços é realizada em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

Apesar do grande sucesso na carreira, Turatti tem poucas obras em Toledo. Um trabalho relevante do artista no município foi um presépio feito com areia no ano de 2014 em frente a Prefeitura.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Entrevistas em vídeo
Supermercado tem porta arrombada e cofre danificado em Toledo
Toledo recebe 2026 com show de fogos e público de 40 mil no Lago Municipal
Animais para adoção em Toledo
Últimas notícias