A Sala do Empreendedor, da Prefeitura de Toledo, emitiu um alerta a microempreendedores individuais (MEIs) sobre a circulação de golpes envolvendo boletos falsos. A fraude tem ocorrido por meio de mensagens enviadas por e-mail, SMS e aplicativos de mensagem, como o WhatsApp.
O diretor de Indústria e Comércio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Deseco), Rodrigo Souza, relata que várias denúncias relacionadas ao assunto tem chegado ao conhecimento da Sala do Empreendedor. ???Em geral, esses MEIs recebem mensagens informando que o CNPJ [Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica] será cancelado ou que há dívidas urgentes com a Receita Federal???, relata.
Cuidado Feminino Completo
Conheça o Espaço Mulher da Humana Saúde e agende sua consulta!
Xiaomi YU7 MAX 2025 já disponível
Visite a LG Importados e conheça o SUV elétrico do momento!
Soluções em Som Automotivo
Transforme seu carro na Audio Car de Toledo. Fale conosco!
49 Vagas na Bompel em Toledo
Candidate-se agora e faça parte da maior exportadora de calçados!
Mais
De acordo com o diretor, as mensagens falsas geralmente trazem logotipos de órgãos públicos ??? como Receita Federal, Simples Nacional, governo federal e até da própria Prefeitura de Toledo ??? para dar aparência de legitimidade. ???Tudo é feito para que o boleto falso se pareça com o verdadeiro???, alerta.
Rodrigo reforça que nenhum órgão oficial envia cobranças aleatórias por mensagem. ???Toda a informação sobre débitos, declarações ou pendências deve ser consultada diretamente nos canais oficiais, como o site gov.br ou da Prefeitura de Toledo (www.toledo.pr.gov.br). No Portal do Município, basta acessar o ícone ???Sala do Empreendedor??? para verificar a situação cadastral e obter orientações confiáveis???, detalha.
Ele também destaca que também é possível dirimir dúvidas por meio do atendimento presencial da Sala do Empreendedor cujo horário de funcionamento é o mesmo do Paço Municipal Alcides Donin: de segunda a sexta, das 08h00 às 11h30 e das 13h30 às 17h00. ???Se você receber algo suspeito, não pague nada sem antes confirmar a veracidade do documento. Procure a Sala do Empreendedor, que nossa equipe vai atender e procurará entender o que, de fato, está sendo cobrado???, orienta.
Segundo o diretor, muitos MEIs acabam sendo enganados por acreditarem que o valor cobrado é pequeno. ????? justamente porque o valor é baixo que as pessoas fazem o pagamento sem pensar duas vezes???, observa.
Rodrigo reforça que a equipe da Sala do Empreendedor está à disposição para orientar e evitar prejuízos. ???O compromisso da Sala é com a informação correta e segura. Queremos contribuir com o desenvolvimento do pequeno empreendedor, garantindo que ele esteja protegido contra esse tipo de golpe???, salienta.