Secretária de Educação de Toledo detalha situação estrutural da Escola Municipal Tancredo Neves e confirma que projeto de reforma está pronto

VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
A secretária de Educação de Toledo, Janice Salvador, comentou nesta terça-feira (02) a respeito da situação estrutural da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Vila Boa Esperança, após os problemas registrados na unidade. Segundo ela, os transtornos verificados na segunda-feira, 01º, são consequência de um histórico de falta de manutenção adequada ao longo de muitos anos.
Janice afirmou que esteve pessoalmente na escola durante a manhã e acompanhou as ações emergenciais realizadas pela equipe. “As calhas foram limpas, as galerias foram limpas. Aquilo que foi possível fazer na escola este ano foi feito”, destacou. No entanto, a vistoria revelou problemas mais profundos: “Olhando mais aprofundadamente, nós vamos ver que toda a rede de escoamento da escola está totalmente comprometida, e não é algo recente. As manilhas estão totalmente entupidas, a grama cresceu, as raízes das árvores tomaram conta, as manilhas estão quebradas. O que envolve a escola é preocupante”.

A secretária reconheceu a apreensão da comunidade e reforçou que a manifestação é legítima. “A comunidade tem toda razão em manifestar a sua preocupação com tudo”, disse.
Segundo Janice, os projetos para uma reforma completa da Tancredo Neves já foram concluídos. O plano inclui intervenções estruturais amplas: substituição do telhado, troca de pisos, reforma dos banheiros, ampliação de espaços, além da construção de um refeitório. “É uma série de melhorias necessárias, importantes e que vão acontecer na escola”, garantiu.
O projeto está orçado em R$ 4.850.000,00, valor considerado alto, porém indispensável. O próximo passo é a elaboração do edital e abertura do processo licitatório. Mesmo assim, a secretária enfatiza que ainda não é possível definir uma data para o início das obras. “Nós temos procurado atuar de forma planejada. Não podemos nos comprometer com uma data porque ela depende de recursos”.
Janice também destacou outras ações em andamento na rede municipal, como as reformas já iniciadas no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vó Tharcila e a previsão de abertura, em dezembro, do edital para construção do CMEI Crescer e Aprender. Após essas etapas, o projeto da Tancredo Neves será o próximo a seguir para licitação.
A secretária reforçou que os recursos da educação precisam ser administrados de forma responsável, diante da quantidade de demandas existentes. Ainda assim, garantiu que a comunidade da Vila Boa Esperança pode confiar que a reforma será executada. “A comunidade pode ter a certeza que esta reforma irá acontecer, ainda que nós não tenhamos condição neste momento de dizer uma data. Tendo os recursos, virando o ano e sendo aberto um novo orçamento, nós estaremos encaminhando o projeto para licitação”.
CONFIRA MAIS DETALHES NO VÍDEO ABAIXO










Procura-se: Família do Jardim Coopagro procura por cachorrinha desaparecida