Secretaria de Saúde de Toledo realiza mutirão para redução nas filas de especialidades


Foto: Divulgação
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

Em junho, a Prefeitura de Toledo, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o primeiro mutirão de ortopedia com o objetivo de reduzir a fila de espera. Das 315 vagas disponíveis, 207 pessoas foram atendidas, com 108 faltantes. No mês de julho foi a vez da oftalmologia, com dois mutirões realizados, totalizando 600 agendamentos, com 404 atendimentos e 196 faltantes.

“Estamos realizando mutirão na ortopedia e na oftalmologia com prestadores de serviço do Ciscopar [Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná]. O objetivo é reduzir a fila em várias especialidades. Nossa ideia é ampliar isso para outras especialidades”, detalha a secretária da Saúde, Adriane Monteiro. Segundo ela, “no momento nós estamos concentrando nessas duas especialidades que são as que têm o maior número de pacientes aguardando na fila”.

Faltas atrapalham

Mas o esforço na redução da fila poderia ser mais assertivo se a quantidade de pessoas faltantes não fosse tão elevado. “Fazemos todo esse mutirão, comunicamos os pacientes, agendamos com eles e eles não comparecem. E isso impacta que ele vai ter que voltar novamente para o serviço, ou seja, voltar para a fila”, lamenta a secretária da Saúde.

Adriane lembra que o paciente faltante terá de procurar novamente a Unidade Básica de Saúde e passar por todo o processo novamente. “Além disso, existe a oportunidade de uma pessoa que de repente precisa não ser atendida porque aquelas vagas que estão ali, o paciente está sendo atendido naquele momento, então, aqueles faltantes deixam os outros que não poderiam estar ali ocupando essa vaga oferecida através dos mutirões”.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim