Secretaria de Segurança realiza “Operação Recomeço” em força conjunta


Foto: Divulgação
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana realizou a Operação Recomeço em conjunto com outras secretarias, voltada às pessoas em situação de rua (PSR), em Toledo. Também participaram da ação, que ocorreu na quinta-feira (20), as secretarias da Saúde, de Assistência Social, de Desenvolvimento Humano, e de Desenvolvimento Econômico, além da Polícia Penal. O objetivo foi cadastrar e monitorar as PSR e oferecer ajuda para que consigam melhores condições de subsistência.

Foram abordadas 32 pessoas em seis locais da cidade, o que resultou em apreensões de maconha, crack, utensílios para uso de drogas, e bebidas alcoólicas. As pessoas abordadas, no geral, apresentavam condições precárias de higiene, diversas estavam alcoolizadas, outras sob efeito de drogas e com capacidade reduzida de diálogo e de locomoção. A Polícia Penal fez a verificação de todos os abordados, de possíveis mandados de prisão em aberto ou em restrição de liberdade.

Todas as abordagens foram acompanhadas pela secretária de Desenvolvimento Humano, Sheila Delava, e por assistentes sociais, que realizaram o cadastro das PSR por meio de diálogo para obtenção de informações pessoais, familiares, origem entre outras, para buscar compreender a situação de cada um e encaminhá-los para o serviço assistencial mais adequado. Uma ambulância com equipe de médico e técnicos de enfermagem deram suporte à operação realizando atendimentos médicos aos que apresentavam ferimentos e outras condições de saúde.

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Rogério de Lima, explicou que esta foi a primeira fase da operação, e que outras ainda devem ser realizadas. “O objetivo é cadastrarmos e qualificarmos essas pessoas para que tenhamos o número de pessoas em situação de rua em Toledo, qual a situação e o que as levaram a estarem nas ruas. Assim, nós, em conjunto com as demais secretarias, poderemos traçar objetivos para diminuir o número de pessoas em situação de rua no município”, explicou Rogério.

O prefeito Mario Costenaro ressaltou que é uma operação muito importante, que abrange diferentes instituições e diversas secretarias, e que segue preceitos de respeito e a orientação do Ministério Público. “Teremos muito trabalho pela frente devido à complexidade do tema, e as ações anteriores servem de base para entendermos as ações a serem tomadas agora. Com a Operação Recomeço, buscaremos dar mais dignidade às pessoas, inseri-las nos círculos sociais, e criar um ambiente mais harmônico e de qualidade na nossa cidade”, pontuou Costenaro.

Segurança pública 

Costenaro ressaltou que lidar com pessoas em situação de rua necessita de diversas áreas, como assistência social, saúde, desenvolvimento humano entre outras, mas também são questão de segurança pública, e por isso se faz necessária a presença de um grande efetivo das forças de segurança. “Essa confluência de capacidades e de expertises permitem uma capacidade maior de obter resultados efetivos para que possamos cada vez avançar mais”, explicou o prefeito.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim