Sete projetos são aprovados em 1º turno na Câmara de Toledo; votação final será nesta terça

Fonte: Divulgação - Câmara de Vereadores de Toledo
Sete projetos são aprovados em 1º turno na Câmara de Toledo; votação final será nesta terça
📷 Foto: Michelly Domiciano - Câmara de Vereadores

Na 11ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (13), a Câmara de Toledo aprovou sete projetos de lei em primeiro turno. Entre os temas, os parlamentares discutiram normas para circulação de patinetes elétricos e veículos similares, a instituição da Semana Municipal da Economia Solidária e a criação da Feira da Marreta. As matérias serão novamente votadas amanhã (14), às 14h00, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira.

Confira o resumo dos projetos aprovados:

"Dispõe sobre normas para a circulação de patinetes elétricos, bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos similares nas vias urbanas do Município de Toledo." (Projeto de Lei de Nº 203/25 - Ver. Marcos Zanetti)

A proposta do vereador Marcos Zanetti (Cidadania) visa regulamentar a circulação e o uso de patinetes elétricos, bicicletas elétricas, ciclomotores e outros equipamentos de mobilidade individual autopropelidos em Toledo.

Se a proposição for aprovada em dois turnos, os equipamentos de mobilidade individual abrangidos pela matéria ficarão restritos às pistas de rolamento, com idade mínima de 14 anos para o condutor. O trânsito deverá ocorrer pelo lado direito da via, no mesmo sentido dos veículos. A velocidade máxima deverá ser de 32 km/h em vias e de 20 km/h em áreas com pedestres, com uso obrigatório de capacete para condutores e passageiros. A matéria proíbe a circulação em calçadas, calçadões e áreas exclusivas de pedestres e não permite o estacionamento em ciclovias, ciclofaixas e passeios. Porém, os equipamentos de mobilidade individual autopropelidos com limite de velocidade de até 32 km/h determinado pelo fabricante poderão circular em ciclovias e ciclofaixas.

Sobre as condições de segurança e manutenção, os equipamentos deverão conter: luzes dianteiras e sinalização traseira; sinalização refletiva nas laterais, quando aplicável ao veículo utilizado, de acordo com as possibilidades de suas superfícies laterais; campainha ou buzina; velocímetro ou aplicativo que informe a velocidade em tempo real; pneus e outros equipamentos de segurança em condições adequadas; e limitador de velocidade ajustado para, no máximo, 32 km/h.

O projeto obriga o cadastro de todos os veículos citados, contendo minimamente nome completo do proprietário, endereço, documentos pessoais, contatos telefônicos e eletrônicos. Para condutores menores de idade, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou responsáveis legais, com a indicação do menor que utilizará o veículo. Os responsáveis também deverão assinar um termo de responsabilidade/autorização para que o menor possa conduzir o veículo.

Condutores que não possuem Carteira Nacional de Habilitação categoria A ou ACC deverão passar por curso básico de regras de trânsito, ministrado pela Guarda Municipal, com 8 horas de teoria e 8 horas de prática. Se o projeto for sancionado, os veículos em circulação deverão fazer o cadastro obrigatório no prazo máximo de 120 dias após a publicação da lei.

A regulação e a fiscalização da Lei serão exercidas pelo órgão competente do Poder Executivo Municipal, conforme regulamentação própria. As infrações e penalidades previstas estão listadas no projeto. O texto foi aprovado com emenda. A redação do vencido (forma que o projeto foi aprovado na primeira votação) está disponível no link .

"Institui a Semana Municipal da Economia Solidária e do Empreendedorismo Comunitário." ( Projeto de Lei de Nº 019/26 - Ver. Genivaldo Jesus e Ver. Ricardo Santos)

Os parlamentares Genivaldo Jesus (PSD) e Ricardo Santos (Republicanos) visam instituir a Semana Municipal da Economia Solidária e do Empreendedorismo Comunitário, anualmente, na segunda semana do mês de abril. O período temático tem como objetivo “incentivar iniciativas econômicas coletivas e comunitárias que promovam geração de renda, inclusão social e desenvolvimento local”.

Durante a realização, poderão ser realizadas feiras de produtos artesanais, agroecológicos e comunitários; exposições de iniciativas e empreendimentos locais; oficinas, palestras, rodas de conversa e atividades formativas; apresentações culturais e artísticas; ações educativas voltadas à economia solidária e ao empreendedorismo; entre outras ações. No dia 20 de março, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC) realizou audiência pública sobre o tema.

"Institui a Feira Municipal da Marreta." ( Projeto de Lei de Nº 025/26 - Ver. Genivaldo Jesus)

Segundo o texto, a Feira Municipal da Marreta terá como princípio básico a troca direta de bens entre os munícipes, sem a utilização de moeda corrente, com o objetivo de incentivar o consumo consciente, a redução de resíduos e a solidariedade comunitária. A participação será livre e gratuita. Na ausência de interesse em troca, será permitida a venda direta entre os participantes, sem qualquer intermediação do poder público.

O Poder Executivo terá como competências: a definição e a disponibilização de até quatro pontos estratégicos em diferentes regiões da cidade para a realização da Feira; a organização do calendário e dos horários de funcionamento; além de estabelecer normas básicas de organização, segurança e convivência.

Outros projetos aprovados:

"Procede à afetação de áreas pertencentes ao patrimônio público municipal, situadas no Loteamento Pigozzo, implantado nesta cidade de Toledo." ( Projeto de Lei de Nº 011/26 - Poder Executivo)

"Procede à afetação de áreas pertencentes ao patrimônio público municipal, situadas no Loteamento Padre Patuí I, implantado nesta cidade de Toledo." ( Projeto de Lei de Nº 013/26 - Poder Executivo)

"Procede à desafetação e autoriza a doação de imóvel de propriedade do Município de Toledo à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná - ADAPAR." ( Projeto de Lei de Nº 028/26 - Poder Executivo)

"Declara de utilidade pública municipal a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo." ( Projeto de Lei de Nº 039/26 - Ver. Gabriel Baierle)

Discussão adiada

"Dispõe sobre medidas de prevenção e proteção à mulher em ambientes de lazer e entretenimento." ( Projeto de Lei de Nº 030/26 - Ver. Marcos Zanetti)

Para preenchimento de formalidade, o autor da proposta solicitou o adiamento da deliberação do projeto por três sessões para “preenchimento de formalidade”. Todos os vereadores aprovaram o requerimento .

Matéria em Turno Único

Por unanimidade, a Câmara de Toledo rejeitou o recurso que "Contesta a decisão do Presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que indeferiu o pedido de suspeição do Relator Ver. Marcos Zanetti, por não enquadramento no rol taxativo no artigo 26 do Código de Ética e Decoro Parlamentar." ( Recurso de Nº 02/26 - Ver. Dudu Barbosa e Ver. Valdomiro Bozó)

9ª Sessão Suplementar

Em turno final, a Câmara de Toledo promoverá a 9ª Sessão Suplementar para a votação dos sete projetos aprovados. Os trabalhos ocorrerão amanhã (14), às 14h00. Confira a Pauta.

Últimas Notícias

Cascavel Futsal e São Miguel empatam em jogo de oito gols pela Série Ouro do Paranaense
Esportes

Cascavel Futsal e São Miguel empatam em jogo de oito gols pela Série Ouro do Paranaense

Há 6h
Stein Cascavel Futsal vence o São José e mantém invencibilidade na temporada
Esportes

Stein Cascavel Futsal vence o São José e mantém invencibilidade na temporada

Há 6h
A Santíssima Trindade é mistério infinito de amor
Cotidiano

A Santíssima Trindade é mistério infinito de amor

Há 7h
Colorado e AMEF vencem e garantem vaga antecipada na segunda fase do Campeonato do Jardim Panorama de Futebol Suíço
Esportes

Colorado e AMEF vencem e garantem vaga antecipada na segunda fase do Campeonato do Jardim Panorama de Futebol Suíço

Há 8h
Obra da nova sede do Cras IV é iniciada no Jardim Panorama
Cotidiano

Obra da nova sede do Cras IV é iniciada no Jardim Panorama

Ontem
Guardas municipais destaque do mês de maio são homenageados
Cotidiano

Guardas municipais destaque do mês de maio são homenageados

Ontem
Adolescente é encaminhado à UPA após ser agredido por grupo em Toledo
Policial

Adolescente é encaminhado à UPA após ser agredido por grupo em Toledo

Ontem
Relatórios do 1º quadrimestre de 2026 são apresentados pela Secretaria de Educação na Câmara
Cotidiano

Relatórios do 1º quadrimestre de 2026 são apresentados pela Secretaria de Educação na Câmara

Ontem
Obra da Casa da Mulher Paranaense em Toledo recebe vistoria
Cotidiano

Obra da Casa da Mulher Paranaense em Toledo recebe vistoria

Ontem
Pré-candidata ao Senado, Cristina Graeml fala sobre agronegócio, anistia, STF e liberdade de expressão
Cotidiano

Pré-candidata ao Senado, Cristina Graeml fala sobre agronegócio, anistia, STF e liberdade de expressão

Ontem
Operação Regressão cumpre sete mandados de prisão contra condenados que descumpriram medidas judiciais em Toledo
Policial

Operação Regressão cumpre sete mandados de prisão contra condenados que descumpriram medidas judiciais em Toledo

Ontem
Ciscopar abre concurso público com vagas para níveis médio, técnico e superior
Cotidiano

Ciscopar abre concurso público com vagas para níveis médio, técnico e superior

Ontem
Ver mais notícias