Sistema Faep/Senar-PR e Sindicato Rural de Toledo viabilizam assistência técnica de graça para a pecuária leiteira

Produtores de leite de Vila Nova, Dez de Maio, Concórdia do Oeste e Linha Dois Marcos já garantiram dois anos de assistência técnica de graça! A novidade despertou o interesse de mais produtores de Boa Vista, Novo Sarandi e Dois Irmãos, além de Linha Tapuí, Cerro da Lola, São Miguel e do distrito de Ouro Preto de Toledo. Eles tomaram a decisão e aderiram ao Projeto ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, da Pecuária Leiteira, oferecido gratuitamente pelo Sistema Faep/Senar-PR, em parceria com o Sindicato Rural Patronal de Toledo. Os trabalhos começam em setembro.
Para participar, o produtor não paga nada. No período de dois anos, um profissional contratado pelo Projeto, vai visitar e auxiliar na identificação de pontos fortes e fracos de cada propriedade rural. Com o diagnóstico produtivo individualizado – que leva em conta as informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas da atividade – serão propostas estratégias de crescimento da pecuária leiteira naquela propriedade, com um cronograma de metas e ações a serem desenvolvidas.
No andamento do Projeto ATeG, serão propostas as capacitações do Senar-PR para auxiliar na adoção de tecnologias e no processo da tomada de decisões quanto ao desenvolvimento da atividade. De maneira convergente, o Projeto e os cursos têm por objetivo dar bases ao produtor para definir os rumos da atividade, pois contribuem na visualização de gargalos e oportunidades da bovinocultura de leite.
ATeG vai até Quatro Pontes e Ouro Verde do Oeste

A produtora rural Dirce Vorpagel, de Quatro Pontes, aceitou participar do projeto. Ela e a nora, Vivian Luana Klein, receberam a equipe do Sindicato Rural e Senar, ouviram a breve explanação do projeto ATeG e formalizaram a participação. Com isso, o Sítio receberá o técnico para auxiliar na atividade que é conduzida atualmente pela família. Hoje, a produção local é de 850 litros de leite por dia. O plantel é composto de 89 animais, sendo 39 vacas.
Ouro Verde do Oeste também receberá a assistência gratuita. Em visitas mensais, serão repassadas orientações para a atividade, bem como avaliações das práticas adotadas e mensuração dos resultados.

















Procura-se: Família do Jardim São Francisco procura por cachorrinho desaparecido