Toledo celebra 20ª edição do Casamento Coletivo Cidadão com 51 casais

Toledo celebrou, neste sábado (8), a 20ª edição do Casamento Coletivo Cidadão, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social: Infância, Juventude, Pessoa Idosa e Família. Ao todo, 51 casais selaram a união com o tão esperado “sim” diante do juiz de paz Juarez Polachini, padrinhos, familiares e convidados, em cerimônia realizada no Centro Multiuso do São Francisco/Panorama.
O evento contou com apoio do 3º Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais de Toledo, responsável pela emissão das certidões e pela presença do juiz de paz. O Centro Universitário FAG, através do curso de Direito, ofereceu atendimento jurídico gratuito aos casais. Cada casal recebeu ainda um bolo e dois conjuntos de salgados para celebrar com familiares. Representando os recém-casados, o casal Naiara Paulo dos Santos e Cláudio Oliveira Calazans abriu o momento de pronunciamentos das autoridades.
Trajetória
O prefeito em exercício, Lucio De Marchi, destacou a importância do evento, que há duas décadas garante o direito à cidadania e fortalece os laços familiares. Ele lembrou a trajetória do Casamento Coletivo e parabenizou os casais pela conquista. “São 20 anos de história e milhares de uniões celebradas. Legalizar o casamento é um passo essencial, pois a documentação abre portas para benefícios como a casa própria. Isso é cidadania. Que cada casal construa uma família sólida e feliz”, afirmou Lucio, ressaltando o trabalho conjunto de todos os envolvidos na realização da cerimônia.
O presidente da Câmara Municipal, Gabriel Baierle, ressaltou a importância do Casamento Coletivo Cidadão como um marco de cidadania e fortalecimento social. Ele destacou o trabalho conjunto entre o poder público, o cartório e as instituições parceiras para garantir o acesso dos casais à formalização da união. “Este evento representa o direito de cada cidadão de constituir sua família de forma legal e digna, fortalecendo valores fundamentais para a sociedade”, afirmou.
O líder do governo na Câmara, vereador Chumbinho Silva, compartilhou uma lembrança pessoal ao desejar felicidades aos noivos. Ele disse que, assim como muitos dos presentes, também sonhava em formar uma família dentro da legalidade. “Hoje vocês dão um passo importante, reconhecido pela lei dos homens e abençoado por Deus. Isso é inclusão social e cidadania. Parabenizo a secretaria pela organização e o poder público por garantir esse direito a todos”, afirmou.
Desafio
A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sheila Delava, enfatizou o esforço coletivo para viabilizar a 20ª edição do evento e o papel da Secretaria de Assistência Social na obtenção dos documentos. “Chegar até aqui foi um desafio, mas o resultado mostra o compromisso de todos. Os casais demonstraram vontade e coragem de formalizar a união e fortalecer os laços familiares. Sigam firmes, mantendo o diálogo e o companheirismo, porque é isso que sustenta uma família”, disse. Ela agradeceu à equipe da secretaria, à FAG, ao cartório e à Cozinha Social pela parceria e dedicação.
Representando o 3º Tabelionato de Notas e Registro Civil, Larissa Arantes Batista destacou a satisfação em participar do evento. “É uma honra contribuir com esse momento que ficará marcado na vida de cada casal. A cada edição buscamos aprimorar o trabalho, garantindo acesso à cidadania com cuidado e sensibilidade. Desejamos muita felicidade e respeito nessa nova jornada”, afirmou.
Presenças
A frente de honra do evento teve presença do prefeito em exercício Lucio De Marchi; do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Gabriel Baierle; do vereador e líder de governo, Chumbinho Silva; do vereador Professor Oséias; da secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Sheila Maria Delava; da secretária de Assistência Social, Simone Beatriz Ferrari; do diretor da Unidade Central de Produção de Alimentos (Cozinha Social), Edson Pimenta de Oliveira; do juiz de paz, Juarez Polachini; da representante do 3º Tabelionato de Notas e Registro Civil das Pessoas Naturais, Larissa Arantes Batista; e da coordenadora adjunta do curso de Direito da FAG Toledo, Gabrielle Zotti.


















Procura-se: cartão de crédito do Sicoob, em nome de Michelle Rosa Osório, perdido na região da Vila Pioneiro, entre a Escola Tancredo Neves, Walter Fontana e o trevo próximo ao Allmayer, no Jardim Panorama