A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Toledo recebeu, nesta quarta-feira (25), a visita de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), responsáveis pela coordenação do curso técnico do programa nacional ???Saúde com Agente???. A reunião foi realizada na sede da SMS e teve objetivo de apresentar o trabalho das equipes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Agentes de Combate às Endemias (ACE), e como aderiram ao programa nacional.
De acordo com a diretora da Atenção Primária em Saúde de Toledo, Karla Roman, a visita foi uma oportunidade para apresentar a estrutura do município e o apoio oferecido aos profissionais em formação. ???Eles vieram para uma visita técnica com o objetivo de avaliar como estamos desenvolvendo o programa. Conversaram com a gestão, com os preceptores e com os alunos, ouvindo pontos positivos e também sugestões. Essa capacitação é de formação técnica e o município libera carga horária semanal para que os profissionais realizem as atividades, tanto em EAD quanto presencialmente???, explicou.
Maestro Thermas Park Hotel: férias de julho em até 10x
Garanta 3 noites com pensão completa e transporte incluso. Vagas limit...
Maestro Thermas Park Hotel
Humana Saúde Sul inaugura hospital referência em Toledo
Pronto-Socorro 24h adulto e infantil. Atendimento com excelência e aco...
Humana Saúde Sul
Achei IPhone: referência em iPhones com garantia em Toledo
Compre seu iPhone revisado, selecionado e com atendimento especializad...
Achei IPhone
Tenda Celulares: Xiaomi novo, original e com garantia
Parcelamento em até 18x sem juros e desconto especial à vista. Produto...
Tenda Celulares
Biopark Educação: Garanta a transferência para 2026
Matrículas abertas até 03/08, aprendizado personalizado.
Biopark Educação
Mais segurança com Unimed Costa Oeste: SOS 24h para você
Suporte rápido em urgências e orientação médica 24 horas. Tranquilidad...
Unimed Costa OesteKarla reforçou a importância da qualificação dos ACS e ACE. ???O curso veio para alinhar o trabalho das duas categorias, que antes atuavam de forma paralela. Com essa formação, queremos não só aprimorar tecnicamente, mas integrar a atuação no território, qualificando ainda mais o serviço à população???, destacou.
A professora Andréa Fachel Leal, da UFRGS e coordenadora do curso para agentes comunitários de saúde no programa, destacou que Toledo tem sido exemplo nacional no desenvolvimento da iniciativa. ???Viemos para escutar gestores, egressos da primeira turma e os atuais estudantes. Saímos com um retorno muito positivo. Toledo é um município bem organizado, com gestão comprometida e integração entre os setores da Saúde. Isso mostra que o projeto foi bem acolhido e está sendo bem executado???, avaliou.
Segundo Andréa, o envolvimento direto da gestão local fortalece a proposta de integração entre os agentes e as equipes de atenção primária. ???O fato de a gestora da SMS estar presente na reunião mostra que o município está comprometido com o programa. Essa integração entre ACS, ACE e as equipes de saúde é uma das metas centrais do projeto. Levo daqui o exemplo de uma gestão que abraça a proposta e promove esse alinhamento no território???, concluiu.
O encontro também contou com a presença do supervisor de processos indicadores da UFRGS, João Carlos Fraga; a secretária da SMS, Adriane Monteiro; o diretor de Vigilância em Saúde, Junior Palma; a diretora do departamento de Gestão em Saúde, Vanessa Wruck; Rosilene Duarte e Cledemilson Vanelli, ambos do Setor de Endemias.
Sorriso Toledo: Atualize seu cadastro sem sair de casa
Atualização digital pelo AtlasMob. Mais rapidez e comodidade para estudantes de ...
Restaurante Filezão: o maior buffet da região!
Mais de 50 opções e sobremesas cortesia em um ambiente aconchegante.
Serallê Calçados: leve 3 pares e pague só 2 até terça-feira
Compre 2 pares e ganhe o 3º de menor valor nas melhores marcas. Só dias 29 e 30.
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopark
Mais
Mais Saúde Com Agente
O programa está na segunda turma, que disponibiliza 150 mil vagas para todo o Brasil, a primeira turma formou 200 mil alunos. O programa oferece os cursos: Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS, e Técnico em Vigilância em Saúde com ??nfase no Combate às Endemias (ACE).