O Paraná registrou a maior variação positiva entre os estados do Brasil com mais cursos de graduação presenciais com o conceito 5 estrelas, no Guia da Faculdade Estadão. Segundo o levantamento, feito anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo, o Paraná passou de 52 para 77 cursos classificados como excelentes, aumento que corresponde a 48% na comparação entre 2024 e 2025. O resultado, que reúne universidades públicas e privadas, manteve o Estado na quinta posição nacional, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, nessa ordem.
As instituições ligadas ao Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná seguiram a mesma tendência de alta, saltando de 19 para 32 cursos cinco estrelas, que equivale a uma ampliação de 68,4% no período. O destaque ficou com a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que aparece pela primeira vez na categoria de nota máxima, com os cursos de Bacharelado em Música Popular, ofertado no câmpus Curitiba 2; e de Licenciatura em Filosofia, do câmpus de União da Vitória, na região Sul do Estado.
Segundo a diretora de Ensino Superior da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Maria Aparecida Crissi Knuppel, o resultado reflete a força do ecossistema de educação do Estado. "A produção de conhecimento é um pilar estratégico para o desenvolvimento do Paraná e por isso o governo estadual mantém um compromisso permanente com a ciência e a inovação, investindo continuamente na qualidade das universidades estaduais", afirmou.
Ainda segundo o ranking, o Paraná soma 711 cursos classificados com 4 estrelas (muito bom) e 558 com três estrelas (bom), totalizando 1.346 graduações reconhecidas entre as melhores do País e que consolidam o ensino superior paranaense em um patamar de referência. O produto editorial contempla os cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, nas modalidades presencial e de ensino a distância (EAD).
Matrículas Abertas na FAG Toledo
Garanta sua vaga em um dos 10 cursos de graduação!
Scooter Elétrica Foston X13 MAX
Economize e pratique mobilidade. Confira as condições especiais na RJK Mobi de T...
Shawarma do Vandão com delivery
Peça pelo WhatsApp ou iFood e saboreie o melhor de Toledo!
Fortaleça sua marca em Toledo
Anuncie nas TVs da Alfa Marketing Local e conquiste seu público!
Mais
Desempenho
A Universidade Estadual de Maringá (UEM) protagonizou o salto mais expressivo, triplicando a representação na categoria máxima na nova edição do levantamento. A instituição ampliou de quatro para 12 cursos com o conceito cinco estrelas, um crescimento de 200%, com oito novas graduações no patamar de excelência. Esse desempenho reforça o papel da UEM como referência acadêmica na Região Sul, impulsionando a qualidade do ensino superior paranaense, com opções de formação de alto nível para os universitários.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) figura com 11 graduações cinco estrelas, seguida pelas universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), que contam com três e dois cursos nessa categoria, respectivamente. Completam a lista, com um curso classificado com o conceito máximo, as universidades estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e do Norte do Paraná (UENP).
Em 2025, foram avaliadas 22.198 graduações de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, sendo 993 cursos classificados com cinco estrelas. A maior parte, 84,4%, são cursos ofertados por instituições públicas. No recorte paranaense, são 65 graduações ofertadas por universidades públicas, o que equivale a 49,2% do total do Estado.
Qualidade remota
Na modalidade EAD, cinco universidades estaduais somam 17 cursos de graduação classificados com quatro e três estrelas, na edição deste ano. A UEPG e a UEM contam com o maior número de graduações avaliadas nesses conceitos (muito bom e bom), com oito e seis cursos. Em 2025, a UEL estreou na modalidade de ensino a distância com o curso de Computação, que recebeu três estrelas. Já a UENP e a Unioeste repetiram o desempenho do ano passado, com um curso cada, avaliados com quatro e três estrelas, respectivamente.
Confira os estados com mais cursos cinco estrelas (excelentes) no Guia da Faculdade Estadão 2025:
1º ??? São Paulo ??? 336 cursos (+8,61%)
2º ??? Minas Gerais ??? 142 cursos (+39,22%)
3º ??? Rio Grande do Sul ??? 98 cursos (+15,29%)
4º ??? Rio de Janeiro ??? 80 cursos (+35,59%)
5º ??? Paraná ??? 77 cursos (+48,08%)
Veja os 32 cursos das universidades estaduais classificados como excelentes na publicação:
Agronomia ??? UEL ??? Londrina
Ciências Biológicas ??? UEL ??? Londrina
Ciências Biológicas (licenciatura) ??? UEL ??? Londrina
Educação Física ??? UEL ??? Londrina
Enfermagem ??? UEL ??? Londrina
Farmácia ??? UEL ??? Londrina
Filosofia (licenciatura) ??? UEL ??? Londrina
Medicina ??? UEL ??? Londrina
Medicina Veterinária ??? UEL ??? Londrina
Psicologia ??? UEL ??? Londrina
Pedagogia (licenciatura) ??? UEL ??? Londrina
Ciências Biológicas (licenciatura) ??? UEM ??? Maringá
Educação Física (licenciatura) ??? UEM ??? Ivaiporã
Farmácia ??? UEM ??? Maringá
Geografia ??? UEM ??? Maringá
Geografia (licenciatura) ??? UEM ??? Maringá
Matemática ??? UEM ??? Maringá
Matemática (licenciatura) ??? UEM ??? Maringá
Química ??? UEM ??? Maringá
Educação Física ??? UEM ??? Maringá
Educação Física ??? UEM ??? Maringá
Letras Português/Inglês (licenciatura) ??? UEM ??? Maringá
Letras Tradução em Língua Inglesa (licenciatura) ??? UEM ??? Maringá
Geografia ??? UEPG ??? Ponta Grossa
Química Tecnológica ??? UEPG ??? Ponta Grossa
Pedagogia (licenciatura) ??? UEPG ??? Ponta Grossa
Pedagogia (licenciatura) ??? UENP ??? Jacarezinho
Música Popular ??? Unespar ??? Curitiba
Filosofia (licenciatura) ??? Unespar ??? União da Vitória
Educação Física (licenciatura) ??? Unicentro ??? Irati
Secretariado Executivo Trilíngue ??? Unioeste ??? Toledo
Letras Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (licenciatura) ??? Unioeste ??? Cascavel