UTFPR Toledo tem projeto aprovado em chamada nacional do CNPq com nota de destaque


Foto: Divulgação - UTFPR
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Toledo alcançou um importante marco na pesquisa ao ter um projeto aprovado na Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 44/2024 – Universal , que visa apoiar pesquisas com potencial de contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação no País. A proposta, de número 421189/2025-8, é coordenada pelo professor Emerson Tortola, do curso de Licenciatura em Matemática, na área de Educação, e foi recomendada com a nota 8,90. O projeto obteve aprovação no valor de R$ 140.480,00, um investimento significativo para o avanço da pesquisa no Câmpus.

O projeto aprovado intitula-se "Constituição e implementação de um Laboratório de Modelagem Matemática e Aplicações" (LabMMA). Com duração prevista de 36 meses, a iniciativa propõe a criação e a estruturação de um espaço físico e virtual dedicado à Modelagem Matemática (MM) e suas aplicações, com foco no ensino e na aprendizagem da Matemática na Educação Básica.

A pesquisa, de natureza interventiva, busca responder à questão central: "Quais as potencialidades do LabMMA para o desenvolvimento de práticas de MM e aplicações com experimentação?". O objetivo é proporcionar experiências autênticas aos alunos, que vivenciem ações características da abordagem de problemas reais, com a produção, organização e análise de dados, exigindo instrumentos e experimentos adequados. O LabMMA visa ser um suporte estruturado para o desenvolvimento dessas práticas, tornando-as mais acessíveis e inclusivas.

A equipe do projeto é multidisciplinar e interinstitucional, contando com 7 pesquisadores e 6 alunos, envolvendo membros da UTFPR (dos campi de Toledo e Londrina) e de outras instituições de ensino superior do país, como UNESP, UFPR, UFAC e UFMS.

Segundo a direção-geral do campus, o resultado da Chamada Universal do CNPq reconhece a qualidade das pesquisas desenvolvidas na UTFPR Toledo e reforça o compromisso institucional com a produção de conhecimento e a formação de pessoas em temas estratégicos para o estado do Paraná e para o Brasil, destaca o prof. Elder Schemberger.

A Chamada Universal do CNPq apoia projetos em todas as áreas do conhecimento, com foco na ampliação da capacidade científica nacional e na geração de soluções para desafios da sociedade. O projeto da UTFPR Toledo foi aprovado na Faixa A – Grupos Emergentes. O resultado final pode ser acessado aqui.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim