Vara da Infância e Juventude doa brinquedos para Casas Abrigo

As crianças e adolescentes atendidos pelas Casas Abrigo em Toledo foram beneficiadas com brinquedos, livros e jogos, resultado da ação promovida junto à equipe da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Toledo, sob o comando do juiz Sérgio Laurindo Filho. “As crianças estão em situação de vulnerabilidade, em situação de risco, que precisam ser protegidas e precisam também ter todos os direitos garantidos, inclusive o direito de brincar, o direito de se divertir, de participar da comunidade”, comenta doutor Sérgio.
Dentro da Comarca existe um projeto “para acelerar o desacolhimento dessas crianças, para devolver a elas o direito à convivência familiar e comunitária ou a entrega para adoção, quando isso não é possível”, ressalta o magistrado. De acordo com Sérgio Laurindo Filho, esse projeto tem gerado efeitos positivos na Comarca de Toledo, “mas ainda há, claro, as crianças que ainda estão em situação de acolhimento e para essas nós precisamos entregar o melhor trabalho possível”.
Apoio mútuo
O titular da Vara da Infância e Juventude agradeceu a equipe da rede de proteção do Município. Essa mudança de pensamento, de aproximação entre os poderes é, na opinião do doutor Sérgio Laurindo Filho, o mais importante. “Eu acho que é fundamental que toda rede de proteção esteja vinculada, esteja bem entrosada na defesa dos direitos das crianças e adolescentes e a Vara da Infância e Juventude se inclui nessa rede de proteção”.
Para o juiz, a Prefeitura de Toledo tem sido parceira nessas atividades. “Por vezes, algumas pessoas, alguns gestores acabam falhando e isso acaba gerando até ações judiciais, mas nesse momento estamos tendo uma boa relação, estamos tendo também um trabalho árduo de todas as equipes e o Município tem feito sua parte”, aponta.
O prefeito Mario Costenaro também destaca essa mudança de pensamento como sendo algo extremamente importante para a melhoria das condições de atendimento e de dignidade das crianças e adolescentes atendidos em Toledo. “Só temos a agradecer à Vara da Infância e Juventude por essa iniciativa que demonstra um amor pelo próximo que combina bem com esta época do ano”, frisa.
Já a secretária de Assistência Social da Prefeitura de Toledo, Simone Beatriz Ferrari, aponta os avanços obtidos no setor durante a atual gestão. “Encontramos uma situação muito precária em geral e esse tem sido um ano de reorganização, de capacitação e de muito apoio”, finaliza.














Procura-se: Família do Jardim Coopagro procura por cachorrinha desaparecida