Alta complexidade: UTI da Hoesp - Hospital Bom Jesus tem mais de 1 mil internamentos por ano


Foto: Divulgação - HOESP - Bom Jesus

Em 2023, 1.006 pacientes foram internados na Unidade de Terapia Intensiva da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus, que é referência no atendimento em alta complexidade na 20ª Regional de Saúde de Toledo. 

“É um setor que recebe muitas vítimas de politrauma, AVC, tumor, entre outros pacientes que são de alta complexidade, e consequentemente tem um tempo de permanência alta no hospital. A demanda é grande e vem aumentando em toda região”, ressaltou o enfermeiro coordenador da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Marcelo Giovane Biet. 

A Hoesp conta atualmente com 24 leitos e com uma equipe multidisciplinar especializada para realizar todo o atendimento necessário. “Dentro da UTI precisamos atender os requisitos da legislação em números de profissionais, e a equipe precisa ser preparada, pois é uma rotina intensa e que exige um cuidado muito maior. Os sinais vitais são monitorados a cada duas horas e o paciente é assistido a todo momento. Essa é a principal diferença da UTI para outros setores do hospital, e é por isso que o paciente precisa ser encaminhado com agilidade para o leito de UTI quando for admitido no Pronto Socorro”, explica Marcelo. 

Os pacientes internados na UTI da Hoesp tem uma média de permanência de cerca de nove dias. “O tempo de permanência tende a ser maior quando o paciente aguarda por muito tempo no Pronto Socorro, pois isso pode agravar o prognóstico devido a alta demanda e fluxo de pacientes”, disse Marcelo. 

Um dos procedimentos frequentes nesse setor, e que também podem prolongar o tempo de permanência, é a hemodiálise, realizada à beira leito para tornar o atendimento mais ágil e eficaz. “Temos um aumento do número de diálises, isso porque os medicamentos podem afetar a parte renal. O uso de antibióticos, por exemplo, trata a patologia, mas sobrecarrega, sendo assim, o paciente acaba ficando mais tempo na UTI”, comentou. 

E para humanizar o atendimento, as visitas na UTI são permitidas uma vez ao dia, momento em que a família recebe também as informações do estado de saúde do paciente. E para aqueles que estão acordando ou estão agitados, o tempo de visita pode ser estendido. “A conversa com a família nesses momentos complicados tem um resultado muito bom, por isso, convidamos a família a ficar mais tempo. Além disso, tratamos as datas comemorativas, como os aniversários, com muito carinho, não passam em branco por aqui”, finaliza Marcelo.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias