Empréstimo de equipamentos hospitalares é pauta de Projeto de Lei do vereador Gabriel Baierle


Foto: Divulgação

A proposição do vereador Gabriel Baierle (União Brasil) regulamenta o Programa de Empréstimo de Equipamentos Hospitalares e constitui ao Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promover empréstimo, controle e cadastro de equipamentos hospitalares, para atender as necessidades de pessoas acamadas e enfermas na residência, garantindo conforto e segurança, para idosos ou pacientes que estão se recuperando ou com dificuldade de locomoção. Estabelece, ainda, que a Secretaria de Saúde poderá emprestar, inicialmente, equipamentos como cadeira de rodas, cadeira de banho, muleta, cama hospitalar e aspirador de secreção.

O programa permite que os pacientes tenham acesso aos equipamentos que facilitam a mobilidade, promovem a independência e melhoram a funcionalidade em suas atividades diárias. Isso não apenas impacta positivamente a saúde física, mas também fortalece a saúde mental e emocional, proporcionando uma maior sensação de dignidade e autoestima. De acordo com Baierle, “a iniciativa é de extrema importância e relevância para a promoção da saúde e o bem-estar das pessoas”.

O vereador Gabriel Baierle ressaltou a importância dos equipamentos. “Os equipamentos, como cadeiras de rodas, muletas e camas hospitalares, entre outros, são essenciais para a reabilitação e o tratamento de diversas condições de saúde. Ao disponibilizar esses recursos de forma temporária e sem custos diretos, o programa reduz significativamente as barreiras econômicas que impedem o acesso a cuidados de saúde adequados. Além disso, a iniciativa contribui para a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes”.

Além disso, a implementação do programa alinha-se com princípios de responsabilidade social e solidariedade. Demonstra o compromisso da sociedade em proporcionar condições equitativas de acesso à saúde, independentemente das circunstâncias econômicas do cidadão e reflete a preocupação coletiva com a inclusão e a promoção da justiça social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais coesa e igualitária. Dispor de um programa de empréstimo de equipamentos hospitalares não apenas aborda as questões imediatas relacionadas ao acesso à saúde, mas também reforça valores de solidariedade e equidade.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias