Núcleo de Mecânicas participa de palestra sobre Licenciamento Ambiental e Fiscalizações do IAT


Foto: Acit

O Auditório Acary Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo, foi palco na noite de terça-feira (26) de uma palestra técnica voltada ao setor de reparação de veículos, fomentada pelo Núcleo de Mecânicas da ACIT, Sindirepa e Instituto Água e Terra (IAT).

Com o tema “Licenciamento Ambiental e Fiscalizações do IAT”, o evento esclareceu questões importantes sobre os impactos ambientais gerados por atividades com potencial poluidor e as normativas para o funcionamento das empresas em relação ao meio ambiente. A palestra foi conduzida pela engenheira química do IAT, Patrícia Trevisani Juchen.

Cerca de 45 empresários do segmento de reparação de veículos participaram do evento, que teve cerimonial de abertura conduzido pelo vice-presidente de Indústria da ACIT e também membro do Núcleo de Mecânicas, Lieser Belenzier, acompanhado do Secretário Municipal do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo.

Segundo a palestrante, a apresentação teve caráter instrutivo, para orientar os empresários sobre como estar de acordo com o licenciamento ambiental e fiscalizações do IAT em suas empresas. “Além disso, foi possível falar, de maneira sucinta, os critérios que devem ser cumpridos para o empreendimento operar em conformidade com as legislações ambientais pertinentes ao setor de manutenção de veículos”, conta.

Para Patrícia Juchen, o momento foi de aproximação entre o IAT e profissionais do setor de mecânicas. “Assim, foi possível informá-los sobre suas responsabilidades ambientais, por meio do compartilhamento de conhecimentos técnicos e normativos.”

Lieser Belenzier ressalta que o encontro foi extremamente positivo para conhecer exemplos aplicáveis e não aplicáveis dentro das empresas quando se trata de seguir legislação. “Nós precisamos estar preparados para atender todos os quesitos exigidos dentro de nossas empresas, sem deixar nenhuma norma para trás.”

Participaram do evento ainda, o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Junior Henrique Pinto e a Diretora de Licenciamento Ambiental do Município de Toledo, Thaisa Dullius.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias