OsterToledo se consolida como uma das grandes festas do município


Foto: Divulgação - OsterToledo

A grande atração da 2ª edição da OsterToledo realizada nesse domingo, 24, na Praça
da Cultura, sem dúvida foi a Osterbaum, a árvore de galhos secos, que tem como
símbolo a frieza e tristeza da morte de Jesus Cristo e foi ornamentada com as
casquinhas de ovos. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela
brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro
do ovo está a vida.

Durante todo o dia, do belo domingo de sol, as crianças, pais e avós tiraram fotos ao
lado do coelhinho e em frente a Osterbaum. “Fiz questão de trazer os meus filhos para prestigiar a festa e tirar fotos ao lado da árvore, que ficou linda”, afirma Marisa Soares, mãe do Pedro, de oito anos e da Cecília, de 11 anos.

“Gostei muito da árvore, do coelhinho e também de ganhar chocolates do coelho da
Páscoa, diz Pedro Soares.

Espetáculo

A outra grande atração da OsterToledo foram as apresentações culturais. E a promessa de palco o tempo todo com shows se concretizou. Desde a primeira apresentação do Grupo de Danças de Palotina até o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Liberdade, as danças e músicas foram admiradas e aplaudidas pelos presentes na praça. “Eu trouxe até minha cadeira de praia para assistir aos espetáculos. Gostei de todos, principalmente do Coral Encantar, de Novo Sarandi. Teve até violino. Tudo muito bonito”, menciona Alice Zimmer, uma das espectadoras.

Durante o cerimonial de abertura da OsterToledo, a idealizadora da festa, Sirlei Jaiana Kleinübing, reforçou que em 2024 comemora-se 200 anos da chegada dos povos de língua alemã para o Brasil. “Essa é uma festa da comunidade alemã junto com a comunidade ucraniana, e neste ano ela é muito especial porque comemoramos 200 anos da imigração alemã no Brasil. E queremos chamar a atenção de uma forma muito especial aos nossos antepassados e da maneira que eles chegaram ao Brasil, não somente os alemães, mas os italianos e ucranianos, e foram condições muito difíceis”, relata Jaiana.

O prefeito de Toledo Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt (PSD), que participou do cerimonial de abertura da festa, disse que a Semana Santa reflete pensamentos para que se possam exercer o conceito pleno do amor que principiam pelo perdão. “Aqui vemos um simbolismo muito forte, que compreende com profundidade o que quer dizer a Osterbaum, realmente pode fazer a diferença para si, a sua família e esse território abençoado que é Toledo”.

A OsterToledo foi presenteada com um domingo de céu azul e um acalentador sol de outono, o que motivou ainda mais as famílias a participarem da festa. Enquanto os adultos assistiam as apresentações culturais, as crianças aproveitaram para participar de aulas de pintura de casquinhas de ovos, outras preferiram pintar coelhinhos no próprio rostinho. Na praça, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) montou brinquedos infláveis. “Eu aprendi a pintar as casquinhas de ovos e ainda estive na barraca para desenhar um coelhinho no meu rosto. Eu fiz um pouco de sujeira, mas a minha decoração na casquinha de ovo ficou bonita”, revela Adriana Silveira, de nove anos.

A festa ainda movimentou o setor de artesanato de Toledo. Muitas barracas foram
montadas na praça e todos elogiaram a organização do evento e as boas vendas. Mais uma vez a Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte) participou da OsterToledo. Foi um domingo de diversão, confraternização e belos espetáculos artísticos, sem contar que o evento arrecadou alimentos não perecíveis que serão destinados para as entidades carentes da cidade.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias