Skate Clube encerra a etapa Proesporte da Escola de Skate de Toledo


Foto: Assessoria

No próximo domingo, dia 28 de abril às 09h00, na Pista Pública de Skate, será realizado o encerramento da etapa Proesporte/Copel da Escola de Skate de Toledo,  principal projeto em atividade da Associação Skate Clube e Esportes Radicais. Foram oito meses de aulas nesta etapa, porém, o projeto que ensinou skate para crianças e adolescentes em Toledo está em seu terceiro ano consecutivo de atividades.

Durante o encerramento da EST haverá uma Best Trick - competição de melhor  execução de manobra - com os alunos do projeto e comunidade skatista, além da entrega de duas bolsas de estudos para membros do Skate Clube, que irão se profissionalizar como Instrutores de Skate pelo Método IPS, repetindo a ação já realizada pela instituição em 2023 e que entregou oito bolsas de estudos à demais membros.

A atividade é gratuita e aberta a toda comunidade. O foco é receber os alunos da pista de skate e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) de Toledo, para o encerramento do projeto, que nesta etapa realizou mais de 60 atendimentos e contou com mais de 10 pessoas envolvidas  diretamente na equipe de gestão, produção, ensino e apoio.

Foi um período de fortalecimento e profissionalização para a Escola de Skate de Toledo. Novos parceiros somaram com o projeto como a Embaixada Solidária de Toledo, responsável por confeccionar os uniformes do projeto, e a Associação de Hip Hop, no intercâmbio de ações, o que contribuiu para economia popular solidária e para fortalecer a colaboração histórica entre as entidades, que já somaram forças em diversas outras oportunidades.

Para o presidente da Associação de Skate, Isaac Souza de Jesus, foram muitas conquistas em um pequeno espaço de tempo. “Um imenso orgulho em saber que novos e importantes parceiros estão conectados através desta iniciativa que se fortalece a cada dia. Sem palavras para agradecer o empenho e a força de vontade de cada um. Estamos focados em novas conquistas”, destacou Isaac Souza de Jesus, que além de presidente do Skate Clube, é um dos principais nomes do grafitti nacional e com importantes participações internacionais. Sua jornada serve de inspiração para muitos jovens, em especial, aquelas que residem nas áreas consideradas periféricas.  

Após o encerramento da etapa PROESPORTE/COPEL a Escola de Skate ainda não tem calendário fechado de continuidade das atividades, a diretoria do Skate Clube está avaliando as possibilidades para a EST no próximo semestre e em 2025. Mas não descarta o potencial do projeto para ser executado em parcerias com secretarias de cultura, esportes, educação ou juventude, em equipamentos públicos ou escolas, tanto na esfera pública como privada.

Além disso, o Skate Clube conta com os instrutores profissionais de skate, facilitando a contratação de aulas particulares ou formação de turmas para atendimentos personalizados.

Confira mais sobre essa etapa no vídeo documental: https://www.youtube.com/watch?v=D7NLm5ZUOvA

Histórico Escola de Skate de Toledo 

O projeto da EST foi elaborado em 2021, mas iniciou suas atividades em 2022 com apoio integral da Itaipu Binacional. Já em 2023 foi necessária uma força tarefa com apoio direto da Sferriê e do Sicoob Meridional para manter as aulas de Skate ativas no CEU das Artes Toledo, durante o primeiro semestre do ano, até que o projeto retomasse oficialmente suas atividades, com aulas em dois locais. A retomada aconteceu em Setembro de 2023 através do Programa de Incentivo ao Esporte do Paraná (Proesporte) com apoio da Copel e seguiu até abril de 2024.

Nesta etapa, a Escola e Skate ganhou reforços importantes com o trabalho de uma responsável técnica que é profissional de Educação Física, e um responsável técnico instrutor profissional de Skate, que atuaram para melhorar o desempenho e aplicar a didática adequada nas aulas. Além disso o projeto recebeu kit de segurança individual, kit de primeiros socorros, skates e equipamentos que auxiliam no desenvolvimento de habilidades como o equilíbrio e o controle corporal, e ainda contribuem para que a execução dos movimentos em cima do skate, seja feita com mais segurança.  

O projeto que desde 2022 já atendeu cerca de 150 crianças, jovens e adolescentes, atua para além do ensino do skate e incentivo à prática. Contribui para o intercâmbio de projetos, valorizando outras iniciativas da cidade, como é o caso das ações em conjunto com o Florir Toledo, para conscientização ambiental; Realizou ainda, ações de contrapartida social com oficinas gratuitas para professores e alunos da rede pública de ensino, contribuindo com a grade curricular atual, que conta com desempenho em esportes radicais; O calendário do projeto teve também ações diversas de cidadania e interação como a participação no Desfile de 07 de Setembro, Ação de Dia das Crianças e Ação de Páscoa.

A EST valoriza e fomenta a economia criativa e skatista local, com a contratação de pessoas da comunidade skatista e demais trabalhadores de Toledo. “A Escola de Skate contribui ainda com a profissionalização da equipe envolvida, abrindo horizontes com entrega de bolsas de estudos, participação em treinamentos e incentivo no campo profissional” comenta Mariana Gouveia, assessora de comunicação e de gestão do projeto.

2023 um ano de trabalho duro para o Skate Clube 

Foram três projetos realizados com máximo aproveitamento pelo Skate Clube Toledo em 2023: Escola de Skate, Skate Fest e Fortalecimento Skate Clube Toledo. Juntos, os projetos renderam à associação a oportunidade inédita de captação de recursos e amadurecimento institucional, reafirmando ainda o potencial e a importância da modalidade do skate no município.

Skate Fest

Uma das grandes realizações de 2023 foi a organização de um evento que proporcionou uma semana inteira dedicada à prática e valorização da cultura skateboard no município. A programação contou com atividades voltadas aos praticantes, atletas e simpatizantes do skate, que agora é modalidade olímpica. A ação foi pensada para valorizar a cultura do skate em Toledo, a arte urbana e para dar espaço às diversas ações que o Skate Clube realiza. Além disso, o Skate Fest ainda recebeu o skatista profissional Rogério Febem e o atual presidente da Federação Paranaense de Skate, Diego Nazari, para uma troca de ideias e muito skateboard.

Fortalecimento Skate Clube

Subsidiado pela Itaipu através do  auxílio eventual para melhoria de equipamentos, infraestrutura, entrega de bolsas de estudos e skates a membros e atletas da Associação, o projeto iniciado em 2023 se encerrou em janeiro de 2024, e aconteceu dentro do planejado: 60 skates (shapes) adquiridos; 10 bolsas de qualificação de instrução de Skate para monitores da EST; equipamentos de audiovisual e de infraestrutura como computadores, caixa de som, impressora, tendas, obstáculos e ferramentas adquiridos; Revitalização e pintura da pista de skate - essa ação ainda resultou na parceria entre skate e o Bicicross de Toledo que se uniram para revitalizar os banheiros públicos da pista pública.

Novos horizontes em 2024

O Skate Clube deve iniciar nas próximas semanas a produção do Curta Metragem "Mantendo as Bases Fortes” financiado através da Lei Paulo Gustavo. O projeto aprovado na fase municipal da LPG, vai trazer o estilo Vídeo Parte, que consiste em reunir as melhores manobras de skate captadas durante o período de gravação, para valorização da cultura do skate e para documentar a prática na cidade.

O Curta metragem deve ser lançado até setembro 2024 e conta com trabalhadores e voluntários do skate, para fomento da economia criativa local do segmento.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias