Toledo se mobiliza e arrecada mais de 15 toneladas de donativos para vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul


Foto: Gilmar Angelo - Toledo News

A solidariedade do povo toledano se faz presente mais uma vez. Após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul, causando enchentes e deixando milhares de pessoas desabrigadas, a cidade de Toledo se mobilizou em uma grande campanha de arrecadação de donativos. 

Até o momento, já foram arrecadadas cerca de 15 toneladas de doações, que incluem alimentos não perecíveis, água potável e itens de higiene pessoal. Os itens são de extrema importância para as famílias que perderam tudo e estão enfrentando dificuldades nesse momento.

"A prioridade agora é enviar alimentos e água", afirmou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, major Christian Guilherme Goldoni. “Sabemos que as pessoas estão passando por necessidades básicas e precisamos agir rápido para ajudá-las”.


 

Um caminhão será carregado ainda hoje com as doações e seguirá viagem para Passo Fundo-RS durante a madrugada. Na cidade gaúcha, as doações serão recebidas por uma Central da Defesa Civil, que ficará responsável por distribuir os itens para as demais localidades afetadas pelas enchentes.

 A expectativa é que mais doações sejam arrecadadas nos próximos dias, para que seja possível ajudar ainda mais famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O que doar?

Itens de limpeza e utensílios 

Vassoura, baldes, escova, saco de lixo, esponja, sabão em pó, detergente, água sanitária, desinfetante, pás, enxada, martelo, carrinho de mão, pregos, lonas, botas e luvas de borracha e máscaras.

Itens de higiene pessoal 

Toalha de banho, cobertores, travesseiros, fraldas (tamanhos RN, PP, P, M, G, GG, XG, XGG), fralda geriátrica (tamanhos PP, P, M, G, GG, XG, XGG), creme dental, escova de dente, absorventes de todos os tamanhos inclusive noturnos, lenços umedecidos, xampu, sabonete, papel higiênico e pomada.

Alimentos  

Leite, água, açúcar, arroz, bolacha maria, café solúvel, farinha, feijão, massas, óleo de soja e sal.

Onde entregar?
 

Centros de Referência da Terceira Idade (Certis) do Jardim Coopagro e Vila Pioneiro

Centros da Juventude do Jardim Europa e  Jardim Coopagro

Unidade Social do Jardim São Francisco

Paço Municipal Alcides Donin

Lojas Recanto do Gaúcho do Centro e do Shopping Panambi

Guarda Municipal (GM) 

Biblioteca Pública - Centro 

Casa da Cultura 

Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer

Centro de Eventos Ismael Sperafico (para grandes volumes)

A Prefeitura de Toledo também disponibilizou os telefones 153 e 156 para esclarecer as dúvidas de quem quer contribuir com a campanha.

Impacto da tragédia climática

O último levantamento da Defesa Civil do Governo do Estado do Rio Grande do Sul aponta para 83 óbitos e 111 desaparecidos, além de 443 mil residências sem energia elétrica e 163 trechos de rodovias bloqueados.

Ainda conforme a Defesa Civil Gaúcha, são 149,30 mil pessoas fora de suas casas, sendo 20 mil em abrigos e 129,20 mil desalojadas ou nas casas de familiares ou amigos. Ao menos 364 dos 496 municípios gaúchos foram afetados de alguma forma pela tragédia climática. A estimativa é de que ao menos 873 mil pessoas foram atingidas pelas enchentes.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias