Unioeste Toledo: diretora busca novas estratégias para manter a qualidade de ensino


Foto: Divulgação - Unioeste

De acordo com a professora Diuslene Rodrigues, que assumiu a direção do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) no Campus de Toledo, o trabalho que já vinha sendo desenvolvido nos últimos anos terá continuidade dentro da perspectiva de se avançar no enfrentamento das atuais demandas, mas também daquelas se apresentarem.

 

  1. Chegamos ao início de uma nova gestão; quais as prioridades para o seu centro?

Todas as questões que envolvem a política de educação, não só no âmbito da América Latina, onde se concentram diversas questões de ordem econômica, política e social, mas também em contexto mundial, tem demandado maior atenção e busca constante por estratégias de enfrentamento ao esvaziamento e desvalorização destes espaços.

Há que se considerar que está em curso um novo modo de produção do conhecimento, o qual pressupõe uma heterogeneidade institucional, pois se desenvolve não apenas na universidade, mas em várias organizações, empresas, laboratórios e através de acordos de pesquisa, ou seja, ampliam-se os locais onde o conhecimento pode ser produzido, não estando restrito ao ambiente da universidade.

O novo modo de produção do conhecimento provoca mudanças no ensino, na pesquisa e na extensão desenvolvidas tradicionalmente nas universidades.  Era mais disciplinar e se realizavam, predominantemente, num contexto acadêmico, orientado pelo próprio processo de conhecimento e não por sua utilidade econômica ou social. No entanto, a consolidação do novo modo de produção do conhecimento não implica necessariamente a substituição do antigo.

Em uma visão emancipadora, orientada para o desenvolvimento da coletividade, defende-se que a educação e o ensino, sobretudo nas instituições públicas, tenham como finalidades a formação humana, propiciando a apropriação do conhecimento e o desenvolvimento da autonomia de todos os envolvidos no processo educacional. Trata-se, pois, de assumir finalidades educativas com caráter político-ideológico emancipatório, democratizante e de justiça social, particularmente no Brasil, país de históricas desigualdades.

Nessa perspectiva, a qualidade do ensino, e da consequente formação profissional, define-se pelo critério democrático e de justiça social. Este se concretiza no interior da universidade, em interação com o meio social, com o cumprimento de objetivos que contemplem uma ampla formação cultural e científica dos estudantes, promovendo sua transformação subjetiva a partir da relação aprofundada e crítica com os conhecimentos e com a realidade histórica e social.

Neste contexto, tão complexo, de profundas mudanças e expressivas demandas, coloca-se o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA - Campus de Toledo).  As Ciências Sociais Aplicadas se constituem como uma das áreas do conhecimento que estudam, não só as ações e o conhecimento de seres humanos, mas o relacionamento que as pessoas têm com o que está à sua volta, permitindo compreender a geopolítica do mundo, os impactos das relações sociais e os métodos para promover ações que supram as necessidades da sociedade.

O CCSA oferece três cursos de Graduação que estão direcionados a atender a perspectiva da natureza das Ciências Sociais Aplicadas: Ciências Econômicas, Secretariado Executivo Trilíngue e Serviço Social; três Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA), nível Mestrado e Doutorado; Programa de Pós-graduação em Economia (PGE), nível Mestrado; e Programa de Pós-graduação em Serviço Social (PPGSS), nível Mestrado – além de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu ofertados periodicamente. Destaca-se que os cursos do CCSA possuem vários projetos de ensino, pesquisa e extensão, todos em consonância com a perspectiva da educação de qualidade e a permanente interlocução com a sociedade.

Assim, a fim de dar continuidade ao trabalho já desenvolvido nos últimos anos, e com a perspectiva de avançarmos no enfrentamento não só das atuais demandas, mas também para aquelas que podem vir a se colocar nos próximos quatro anos, elegemos como prioridade a partir deste primeiro ano do quadriênio de gestão:

1 - Elaboração do plano de trabalho que define a estratégia e ações de atuação para o quadriênio 2024-2027;

2 - Garantir que para o início de cada ano letivo, sejam asseguradas todas as condições para o retorno das atividades de ensino, pesquisa e extensão;

3 - Lutar pela manutenção e/ou reposição do quadro de professores dos cursos de Graduação e dos Programas de Pós-Graduação do CCSA, primando pela realização de concurso público.

4 - Promover ações que busquem por melhores condições de trabalho e de integração social para os docentes e agentes universitários do CCSA, pleiteando espaço físico adequado para o desenvolvimento das atividades e otimização de espaços conjuntos;

5 - Elaborar estratégias de integração entre os cursos do CCSA que englobem ensino, pesquisa e extensão;

6 - Incentivar a realização de eventos conjuntos entre os cursos de graduação e pós-graduação, fomentando a construção de um calendário de eventos do CCSA;

7 - Garantir a autonomia das deliberações das Comissões de Extensão e Pesquisa.

8 - Atuar de forma a fortalecer a participação estudantil nos espaços de representação institucional, DCE, CAs e Atlética, pois acreditamos que a cultura, o esporte e o lazer constituem parte fundamental da vivência universitária e que contribuem para o desenvolvimento social. Tais práticas fortalecem relações inter/intrapessoais e são instrumentos que se conectam às características culturais, educacionais e sociais, além de garantirem o bem-estar necessário ao cotidiano universitário.

9 - Apoiar as demandas estudantis referentes a assistência estudantil, expansão do Apoio e Atendimento Psicossocial (equipe de profissionais da Psicologia e do Serviço Social), da ampliação de locais de convivência e áreas de estudo, criação da Casa do Estudante, consolidação do Restaurante Universitário.

10 - Desenvolver estratégias de combate a evasão escolar nos cursos do CCSA.

11 - Trabalhar de forma integrada com a Direção Geral e demais Centros do Campus de Toledo, para proposição e encaminhamentos de demandas comuns frente às instâncias superiores.

12 - Fortalecer a criação de parcerias com o setor público, Organizações Não Governamentais (ONG´s) e empresas privadas, bem como, com universidades nacionais e internacionais, com o intuito de viabilizar projetos e estágios para docentes e discentes.

13 - Divulgar os cursos, projetos e atividades de extensão do Centro para a comunidade externa;

14 - Garantir a transparência na tomada de decisões sempre de forma colegiada, observando as resoluções e normas institucionais.

15 - Apoiar as discussões e encaminhamentos para a implantação de novos cursos de Graduação e Pós-Graduação, que estejam previstos no plano diretor e/ou no planejamento estratégico dos cursos, bem como, em consonância com ajustes necessários a partir do estabelecido na Lei Geral das Universidades (LGU).

16 - Apoiar a internacionalização e a mobilidade internacional de docentes e discentes vinculados aos cursos do CCSA, com o incentivo, fortalecimento e ampliação das redes de cooperação e acordos bilaterais com instituições parceiras.

Contudo é salutar destacar que a realidade social é dinâmica e, pela própria natureza do objeto a que se dedicam as Ciências Sociais Aplicadas (o qual envolve relações de produção e reprodução social complexas, nas quais estão emaranhados homens/mulheres, sociedade,  política, economia e poder), exige-se um monitoramento constante no que se refere a prioridades pois, de uma hora para outra, as relações e cenários se alteram e há que se ter e/ou criar as condições para compreender e acompanhar esses movimentos.

  1. De imediato, quais as primeiras ações?

 Como estamos no período de retorno as atividades de ensino, pesquisa e extensão, neste momento, estaremos atuando para garantir as melhores condições para que tudo ocorra com tranquilidade e qualidade para nossos discentes e docentes.

É fundamental garantir o pleno funcionamento de todos os cursos particularmente com a devida contratação do corpo docente com condições de trabalho. Neste sentido, daremos especial atenção às demandas de concurso público para reposição do quadro de professores tanto na graduação quanto na pós-graduação.

Outro tema relevante para este início de ano, diz respeito ao acompanhamento da   implementação da extensão na grade curricular, de maneira a primar que esta de fato alcance a comunidade. Isto porque entendemos que a extensão é um dos importantes pilares estruturantes da Universidade, por meio da qual pretendemos ampliar nossa inserção na comunidade local e regional, intensificando as relações transformadoras entre a universidade e a sociedade por meio de um processo educativo, cultural e científico. Consideramos que a extensão tem como foco a interação entre a universidade e os diversos segmentos da sociedade, assim como a inter-relação entre as diversas áreas de conhecimento.

Também temos de continuar acompanhando a transição de turno do curso de Serviço Social, que após trinta anos deixa de ser um curso matutino para ser noturno, demandando reestruturação especialmente nos convênios de estágio.

Ainda sobre o curso de Serviço Social, neste primeiro semestre atuaremos para promover e articular a participação do curso na clínica de atendimentos do curso de Psicologia. Também apoiaremos o pleito do curso de Secretariado Executivo Trilíngue para a implantação do seu Programa de Mestrado.

Entre os Programas de Pós-graduação, vamos apoiar os Cursos vinculados às áreas de Ciências Econômicas e Serviço Social com o objetivo de garantir os avanços qualitativos junto ao processo de Avaliação Quadrienal da CAPES referente ao período 2021 a 2024.

         

  1. Qual a sua visão a respeito do papel que o seu Centro representa junto à sociedade regional e também em âmbito nacional?

Os cursos do CCSA, em seu conjunto, já formaram importantes lideranças regionais e expressivos profissionais que estão à frente de empresas, ONG’s, serviços públicos e gestão pública.  Essa relevância fica materializada, especialmente quando somos um Centro que oferta Programas de Pós-graduação nível mestrado e doutorado, em Desenvolvimento Regional e Agronegócio, com destacada relevância nacional, tendo obtido nota 6 no conceito CAPES.

Além da formação de recursos humanos qualificados inseridos no mercado de trabalho, a partir do trabalho intelectual de docentes e discentes, o Centro possui um papel singular na produção de conhecimento. Um conhecimento que se relaciona com a vida prática, buscando soluções e contribuindo no processo civilizatório a partir do território no qual se insere.

Contudo, para além das questões locais e regionais, há que se considerar que as Ciências Sociais Aplicadas focam no estudo da complexidade das questões referentes à humanidade. Por esse motivo, nos permitem conhecer nossa história e, a partir dela, entender as pessoas e as relações sociais. Além disso, nos permitem compreender a geopolítica do mundo e os impactos das relações na sociedade. Todas essas possibilidades estimulam o pensamento crítico das pessoas em relação à sociedade e suas dinâmicas. E mais do que isso: fazem com que as pessoas questionem sistemas de violências, submissões e opressões.

As Ciências Sociais Aplicadas também são responsáveis pela manutenção de sistemas políticos democráticos e de organizações sociais. Então, temas como ética, moral, direitos e deveres são pilares importantes no estudo dessa área.

O fato é que o estudo desses temas estimula o entendimento maior sobre o passado, sobre o presente e nos auxilia a ter uma visão melhor sobre o futuro. Inclusive, fazer escolhas importantes sobre o futuro.

  1. Para finalizar, o que os acadêmicos podem esperar da sua gestão?

Toda a comunidade acadêmica que acompanhou o processo eleitoral, por certo, me ouviu afirmar por mais de uma vez que a candidata que se apresentava era uma assistente social, agora atuando no ensino superior, funcionária pública por convicção, que estava se colocando para atuar, agora, em um novo espaço.

A proposta apresentada (e que irá se destacar ao longo dos próximos 4 anos) é de uma gestão democrática, participativa, transparente, eficiente e humanizada, ancorada na defesa incansável da universidade pública, laica, gratuita, e de qualidade e socialmente referenciada.

Uma gestão comprometida com o princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, e que irá respeitar os valores institucionais, incluindo o humanismo, a dignidade, a pluralidade, a liberdade, a democracia, a cidadania, a ética, a responsabilidade social, a inclusão, a acessibilidade, o desenvolvimento socioeconômico e sustentável, a excelência acadêmica e o respeito à diversidade de pensamentos e de práticas pedagógicas, prezando pela formação de profissionais qualificados, éticos e aptos a responderem às necessidades da sociedade.

Currículo

Diuslene é formada em Serviço Social pela Unioeste, possui mestrado em Letras – Linguagem e Sociedade pela Unioeste e doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste. Foi coordenadora de área do CCSA na gestão 2020-2023, coordenadora do curso de Serviço Social (2018-2021), diretora do Núcleo Integrado de Saúde de Toledo (2005-2006), diretora do Teatro Municipal de Toledo (2006-2007), e diretora do Departamento de Desenvolvimento Social de Toledo (1997-2001).

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