“Sereis minhas testemunhas”


Foto: Toledo News

A Palavra de Deus deste domingo, 02 de outubro, tem como tema central o silêncio de Deus e o seu
aparente afastamento dos acontecimentos da vida humana e o desafio da fé. Quantas vezes os
salmistas lamentaram o silêncio de Deus! O mesmo silêncio que Jesus experimentou na cruz:
“Meu Deus, por que me abandonastes”? Contudo, a certeza da presença de Deus, mesmo nos
momentos em que Ele se cala, revela a fé autêntica, que desafia os fatos.

A súplica dos apóstolos “Aumenta a nossa fé”, no texto de Lucas no Evangelho (Lc 17,5-10),
exprime muito bem a situação da Igreja depois da Páscoa: uma comunidade marcada pelas
dúvidas e incertezas sobre a Palavra de Deus, pelo cansaço e insucesso da missão. A resposta
de Jesus salienta o paradoxo: de um lado está a fé comparada a uma “semente de mostarda”,
de outro lado, aparecem a grandeza e a força de uma árvore (amoreira) que não pode ser
arrancada. Nessa comparação, Jesus quer dizer que nada, absolutamente nada, é impossível à
fé autêntica que é capaz de fazer coisas jamais pensadas pelo homem. Ela não pode ser
medida pelo tamanho (amoreira), mas pela autenticidade (pequena semente) que realiza o
milagre.

A parábola sobre o patrão e o servo, que aparece em seguida, ilustra o sentido da fé. A
parábola não quer identificar o relacionamento Deus-homem como uma interação patrão-
escravo e nem mesmo afirmar que a ação humana não significa nada diante de Deus. A
parábola quer reafirmar que o homem que faz exigências diante de Deus se apoia em si
mesmo e não confia em Deus. A característica da fé autêntica é apoiar-se unicamente em
Deus e não nas próprias forças. Sair de si e ir ao encontro do Outro. A fé que Jesus espera de
seus discípulos é uma atitude de confiança em Deus, permitindo que ele manifeste seu amor e
misericórdia. Não é algo excepcional. Essa atitude é possível e está ao alcance de todos.

Podemos imaginar que Jesus tenha dito estas palavras aos seus discípulos quando estava para
enviá-los em missão. Diante das dificuldades poderiam se assustar e deixar-se intimidar
porque não se sentiam preparados e fortes suficientemente. Parecia impossível levar a
mensagem de Jesus adiante. É neste momento que Jesus lhes assegura que com a fé eles
poderiam enfrentar a indiferença e o desinteresse do mundo. Nos momentos mais difíceis
devemos confiar em Deus. Ele sempre age e vem em nosso socorro. Deus está perto mesmo
quando parece tão distante.

Hoje iniciamos o Mês das Missões e do Rosário. Na missão encontramos o sentido de nossa
existência como batizados. Deus nos chama para fazer tudo o que está ao nosso alcance para
anunciar o evangelho. Temos consciência de nossa fragilidade e limitação, mas o que garante o
êxito da missão é a ação do Espírito Santo. “Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos
fazer”.

A fé que desejamos é anseio do ser humano e dom de Deus. Coloquemo-nos de joelhos e
peçamos com os apóstolos: “Senhor, aumenta a nossa fé”! Dá-nos que possamos crer; dai-nos
um coração de quem crê principalmente nos momentos de dificuldade!

Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Dom João Carlos Seneme

Dom João Carlos Seneme é bispo da Diocese de Toledo. Novos conteúdos são publicados semanalmente.

Últimas notícias