1º Círculo de Cultura Territorial promove diálogo regional na Unioeste Toledo


Foto: Gi Costa
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

Na sexta-feira, 11, foi realizado o 1º Círculo de Cultura Territorial, em formato híbrido, com participação presencial na sala dos conselhos da Unioeste – Campus Toledo, e também online, via Google Meet.

A iniciativa partiu da Agente Territorial de Cultura Isabela Olsen, que representa Toledo e outros 12 municípios no Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC). O objetivo do encontro foi apresentar o programa, promover o diálogo entre os agentes culturais e aproximar os gestores públicos e representantes de diferentes segmentos da cultura regional.

A reunião contou ainda com a presença online da coordenadoria do Escritório Estadual do MinC no Paraná, representada por Loa Campos e Renata Casimiro. Também participaram o professor Jeferson Araújo, coordenador dos Agentes Territoriais de Cultura no Paraná e representante do IFPR, João Paulo Mehl, do Comitê de Cultura do Paraná, e Adriano Esturilho, presidente do Sated no Paraná.

Estiveram presentes ainda parlamentares das Câmaras Municipais de Toledo e Cascavel, o Conselheiro Estadual de Cultura, além de artistas, produtores culturais e escritoras de Toledo e Cascavel. Gestores de cultura dos municípios de Santa Helena, São José das Palmeiras, São Pedro do Iguaçu e Toledo também integraram a programação, ao lado de técnicos da cultura do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Instituto Federal do Paraná (IFPR), e professores universitários da região.

Durante o encontro, foram debatidas importantes pautas relacionadas à cultura local e regional, como a formação de público, aprimoramento na divulgação de ações, critérios de avaliação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e estratégias para fomentar a Lei Rouanet nos territórios municipais. A reunião também serviu para mapear demandas e articular soluções conjuntas, com deliberação de novos encontros e ações colaborativas.

 Ao final, Isabela Olsen avaliou positivamente. “O encontro superou as expectativas, demonstrando o compromisso e o interesse dos agentes culturais dos mais diversos setores com o fortalecimento das políticas culturais em nossos territórios”.

Fazem parte do território de atuação da Agente Territorial de Cultura os municípios de São José das Palmeiras, Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu, Iracema do Oeste, Jesuítas, Formosa do Oeste, Maripá, Palotina, Assis Chateaubriand, Santa Helena, Terra Roxa e Guaíra.

 Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas pelo Instagram: @bela_producao.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim