19° BPM de Toledo homenageia Patrono da Polícia Militar do Paraná em solenidade oficial


Foto: Divulgação - PMPR
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

Na manhã da última sexta-feira, 16, o 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo (19º BPM) realizou uma solenidade em homenagem ao Patrono da Polícia Militar do Paraná (PMPR), coronel Joaquim Antônio de Moraes Sarmento. 

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares da região, reunidas para reverenciar a trajetória de um dos maiores expoentes da história da Corporação.

A cerimônia teve como ponto alto a deposição de uma coroa de flores junto à herma do patrono, ato simbólico que exaltou o legado de dedicação, honra e sacrifício que marca a vida e a memória do coronel Sarmento. A sua história tornou-se referência para gerações de policiais militares, representando os valores mais nobres da profissão: coragem, disciplina e compromisso com o bem público.

Mais do que uma homenagem, o Dia do Patrono simboliza o reconhecimento institucional aos policiais militares, tanto da ativa quanto da reserva, pela excelência com que desempenham as suas funções em prol da segurança e bem-estar da comunidade paranaense. A solenidade reforçou o compromisso da Polícia Militar do Paraná com os seus princípios patrióticos e civis, fundamentais no exercício diário das missões da Corporação.

Sobre o Coronel Sarmento

Joaquim Antônio de Moraes Sarmento nasceu em 17 de maio de 1882 no estado do Ceará. Ele ingressou no Exército Nacional, antiga denominação do Exército Brasileiro no Ceará, e em 1907 entrou na 1ª Companhia do 1º Batalhão de Infantaria do Regimento de Segurança da PMPR.

Em 1908 recebeu uma promoção e se tornou alferes. Em 1913 foi novamente promovido, desta vez por ato de bravura, na Batalha do Irani (Guerra do Contestado), ocasião em que perdeu o olho direito após sofrer um ferimento por arma branca.

Em 1921 tornou-se capitão e em 1925 foi condecorado como major devido a sua bravura na luta durante a Revolta de 1924. Ainda em 1925 tornou-se tenente-coronel e em 1926 teve a sua aposentadoria militar, sendo promovido a coronel reformado.

Após a aposentadoria ainda atuou em outras atividades na segurança pública paranaense, com destaque para a funções de inspetor geral da Guarda Civil do Paraná, comissário de Polícia em São José da Boa Vista, e delegado de Polícia na cidade de Ponta Grossa. Ele faleceu em 21 de abril de 1934, aos 51 anos.

Joaquim Antônio de Moraes Sarmento foi instituído patrono da Polícia Militar do Paraná em 11 de dezembro de 1967.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim