2ª OsterToledo será realizada neste domingo (24)


Foto: Divulgação

A 2ª edição da OsterToledo será realizada neste domingo (24), (Domingo de Ramos) das 10h00 às 18h00, na Praça da Cultura. A programação terá início às 10h00, com cerimonial de abertura.

Neste ano foram montadas duas árvores que simbolizam a Osterbaum, a árvore de galhos secos, que tem como símbolo a frieza e tristeza da morte de Jesus Cristo. Uma está instalada na Praça Willy Barth, a outra na Praça da Cultura, que está ornamentada com as casquinhas de ovos decoradas.

A organização do evento contou com a ajuda de voluntários e voluntárias para decorarem as casquinhas de ovos e montagem das árvores.

OsterToledo - Chegada de novos povos!
 

A OsterToledo de 2024 irá destacar a Chegada de novos povos! A idealizadora da festa, Sirlei Jaiana Kleinübing, lembra que neste ano comemora-se 200 anos da chegada dos povos de língua alemã para o Brasil. 

Ela disse que essas histórias são contadas ainda, sendo necessário utilizar essas memórias para olhar para os povos que estão chegando agora. Ela disse que a festa este ano quer olhar para isso, e convidar as pessoas para refletirem como estamos recebendo essas pessoas. “No Natal de 2022 passavam em frente da minha loja, duas mães venezuelanas com as suas crianças, que ficaram encantadas com a loja, e me chamou muito a atenção. Um dia as mães pediram para entrar na loja, e elas contaram como era o Natal delas. Hoje, uma das mães ainda passa em frente da loja, é uma outra realidade, porque agora as crianças estão falando português, e a mãe está muito feliz. É uma mudança que percebemos de quando eles chegaram de como eles estão hoje, elas estão superadaptadas. A festa neste ano quer olhar para isso”, afirma.

Programação da 2ª OsterToledo
 

10h00 - Cerimonial de Abertura
10h30 - Grupo de Danças de Palotina
11h00 - Coral São Vicente de Paulo
11h30 - Uncle John’s Band
12h30 - Intervalo
13h30 - Grupo Folclórico Ucraniano Sonhachnek, de Cascavel-PR
14h00 - Grupo de Danças Raízes, de Marechal Cândido Rondon-PR
14h30 - Coral Encantar (Novo Sarandi)
14h45 - Camerata Sol da Música (Novo Sarandi)

15h00 - Grupo Integração (Novo Sarandi)
15h15 - Grupo de Flautas Doce do Espaço Musical
15h30 - Coral Feminino Encanto Sul
15h45 - Corais Sicoob
16h00 - Ginástica Rítmica (GR) Toledo
16h15 - Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Liberdade
17h00 - Encerramento

“A ideia é o palco o tempo todo, desde das 10h00 até às 17h00, com apresentações, além de todas as atrações tem também o artesanato, que deixará a festa mais encantadora. E neste ano como a festa será o dia todo vamos ter mais opções na praça de alimentação”, relata Sirlei Jaiana. A Cooperativa de Artesãos de Toledo (Cooarte) estará mais uma vez presente na festa com cerca de 30 artesãos. A organização do evento pede que as pessoas levem cadeiras de praia para acompanhar as apresentações com mais conforto.

Apoio
 

- Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Rural;
- Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel);
- Secretaria Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento
Econômico (AgroDesenvolvimento);
- Secretaria Municipal da Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU);
- Cozinha Social;
- Secretaria Municipal da Cultura;
- SecretariaMunicipal  do Meio Ambiente;
- Toledo News.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias