O tempo da Páscoa, que dura 50 dias, mais longo do que o tempo da Quaresma, e culmina na grande solenidade de Pentecostes, é dedicado especialmente à leitura dos Atos dos Apóstolos: assim podemos aprofundar as vivências da Igreja dos primeiros apóstolos, repleta do Espírito, empenhada na vida comum, atenta aos mais necessitados, afligida por tribulações e não isenta de tensões, mas sempre perseverante na paz, do Ressuscitado.
Neste 2º Domingo de Páscoa, o domingo da Oitava, e dedicado à Divina Misericórdia pelo Santo Papa João Paulo II, a Liturgia coloca no centro a experiência do encontro com o Ressuscitado, que vivifica a fé, destrói o medo e transforma seus discípulos em verdadeiros apóstolos (=enviados).
FAG Toledo: Descontos Progressivos em Cursos Superiores
Garanta até 50% de desconto nas mensalidades e condições exclusivas.
Shopping 1,99: Presentes de Páscoa cheios de carinho
Cestas, lembranças e opções especiais para surpreender quem você ama. Confira as...
Hospital de Olhos inaugura unidade em Toledo
Receba diagnóstico preciso e conforto sem sair de Toledo. Agende já pelo WhatsAp...
Casa Cor Tintas: conforto e qualidade para seu ambiente
Valorize seu espaço com preparação e produtos certos. Fale com um atendente espe...
Mais
As leituras deste domingo nos introduzem no grande evento da Ressurreição, de modo especial, como esta notícia produz efeitos transformadores na primeira comunidade dos discípulos em Jerusalém. O medo dá lugar à coragem, a tristeza à alegria. Desta experiência pascal nasce a comunidade onde todos tinham os mesmos sentimentos.
Os discípulos, reunidos em comunidade, recebem o envio, a paz e a força do Espírito para o perdão dos pecados; ???A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, também eu vos envio. Recebei o Espírito Santo! A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados???.
Restaurante Filezão: 25 anos de tradição
O maior buffet do Oeste do Paraná! Clique e conheça
Restaurante Filezão
Belenzier: Proteja seu motor com fluido MWM Master Parts
Economize com longos períodos de troca e aumente a vida útil da bomba ...
Belenzier
Vagas abertas para Motorista Carreteiro
Junte-se à Transportadora Nova Santa Rosa! Envie seu currículo pelo Wh...
Transportadora Nova Santa Rosa
Sicredi: Soluções Personalizadas para Seu Negócio
Atenda suas demandas empresariais com o Sicredi. Encontre a agência ma...
Sicredi
Ótica Globo: Conforto visual com lentes para Síndrome de Irlen
Diagnóstico especializado e alívio imediato do desconforto causado pel...
Ótica Globo
Humana Saúde Sul: Plano com carência zero este mês
Cuidado integral com consultas e exames simples sem carência. Aproveit...
Humana Saúde SulO evangelho (Jo 20, 19-31) nos ajuda a reviver os acontecimentos na vida dos discípulos depois da morte de Jesus. Eles, apesar de tudo, continuam juntos. São João acentua que é noite, o primeiro dia da semana, os apóstolos estavam em uma casa com as portas trancadas, por medo dos judeus. Os Apóstolos, antes da Ressurreição e do dom do Espírito, não foram capazes de compreender tudo o que estava acontecendo, principalmente, a Ressurreição de Jesus.
Ao entrar no lugar em que estavam reunidos os discípulos, Jesus lhes comunica o dom da paz e lhes mostra suas mãos e o lado com os sinais de suas feridas. Em seguida, ele os envia à mesma missão havia recebido do Pai. Soprando sobre eles lhes comunica o seu Espírito vivificador e santificador, dando-lhes o poder de perdoar os pecados, atualizando a grande promessa da salvação e da nova criação. Através do perdão, que é dado mediante a ação do Espírito Santo, somos de fato renovados, transformados em novas criaturas em Cristo.
Jesus sempre retorna. Ele quer viver pessoalmente o encontro que muda a existência e lhe dá o sopro da eternidade. Jesus conhece o coração de Tomé e tem grande ternura: "oito dias depois" volta entre os Onze precisamente para ele, para devolver-lhe a coragem da primeira hora e a grande alegria que os outros apóstolos já experimentaram. Todos nós somos Tomé: desejosos de encontrar Aquele que está vivo e dá o Espírito e a Vida, desejosos de experimentar seu amor, tocar seu poder e vê-lo vivo na glória da Ressurreição.
E Jesus volta novamente, de maneira especial, para encontrar cada um de nós, na Igreja, onde Ele oferece e renova os dons da salvação. ?? lá, na comunidade onde, juntos vivemos nossa fé, que Jesus vem ao encontro de nossas incredulidades: não há outro lugar para participar de sua salvação e receber a missão de ir ao mundo, cheios do Espírito, para anunciar que Ele está vivo e que, "crendo", cada um tem "vida em seu nome".
Dom João Carlos Seneme, css
Bispo de Toledo