Ação do Programa Mulher Segura mobiliza 17 instituições em Toledo


Foto: AEN
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

Toledo foi destaque na agenda da Missão Paraná com a realização, no dia 23 de julho, de uma visita técnica do Programa Mulher Segura. A ação mobilizou 45 participantes e representantes de 17 instituições locais, em um esforço conjunto para fortalecer a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. A atividade integra a estratégia estadual da Secretaria da Segurança Pública, que tem como foco a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero por meio da articulação interinstitucional.

A visita técnica em Toledo reuniu 45 participantes e representantes de 17 instituições. Estiveram presentes o prefeito Mario Costenaro (Republicanos), o vice-prefeito Lucio De Marchi (Progressistas), a delegada da Delegacia da Mulher Ana Cris Souza de Oliveira e o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Baierle (União Brasil). Também participaram integrantes do Ministério Público (MP), do Judiciário, da Polícia Militar (PM), da Guarda Municipal (GM) e de entidades da sociedade civil. O encontro teve como foco o fortalecimento da rede de proteção às mulheres, promovendo diálogo entre os setores envolvidos e a troca de experiências locais.

A passagem do Programa Mulher Segura por Toledo faz parte da Missão Paraná, iniciativa inédita que promove ações integradas de segurança pública em diferentes regiões do estado. No Oeste e Sudoeste, além de Toledo, também foram realizadas atividades em Marechal Cândido Rondon, Guaíra e Francisco Beltrão. Em todas as cidades, o foco foi a capacitação de profissionais, a valorização da rede local de atendimento e a conscientização da comunidade.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública, as ações do programa já mostram resultados expressivos em todo o Paraná com relação ao número de visitas. Entre 2023 e 2024, o número de visitas comunitárias cresceu 332,00%, saltando de 12.012 para 51.942. Apenas no primeiro semestre de 2025, o crescimento foi de 86,60% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, mais de 105 mil pessoas já foram alcançadas diretamente por 1.330 palestras realizadas em diversos municípios.

O Programa Mulher Segura integra a Operação Vida, junto com os programas De Homem para Homem e Cidade Segura. Com o lema “Não é não e não tem discussão”, a iniciativa reforça a necessidade de engajamento coletivo para enfrentar o feminicídio, o estupro e outras formas de violência doméstica, promovendo uma atuação preventiva nos 399 municípios do estado.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaanao