Agosto Dourado: Toledo promove ações de incentivo ao aleitamento materno


Foto: Divulgação

Ação preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o “Agosto Dourado” ganhou a adesão do Município de Toledo, que promoverá, por meio do Ambulatório Materno-Infantil (AMI), ações da “Semana de Conscientização Sobre o Aleitamento Materno”. Entre segunda e sexta-feira (8 a 12), uma comitiva formada por profissionais que atuam neste espaço percorrerá todas as unidades de saúde da cidade e do interior para orientar gestantes e puérperas sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento de seus bebês, bem como ajudá-las a superar as dificuldades que enfrentam ou temem enfrentar neste processo.

A gerente do AMI, Márcia Mallmann, pontua que derrubar mitos sobre o assunto será o objetivo principal desta ação. “Estaremos nestas unidades com cartazes mostrando tanto o tamanho do estômago dos bebês, semana a semana, quanto a capacidade média de produção de leite de uma lactante, que vai aumentando praticamente na mesma proporção que a criança. Portanto, não é preciso ter uma quantidade abundante de leite para satisfazer as necessidades de um recém-nascido”, analisa. “Não existe leite ‘ralo’. Mesmo porque aquele leite mais fino, disponível nos primeiros dias após o parto, o colostro, é riquíssimo do ponto de vista nutricional. O leite materno é o mais completo dos alimentos e deve ser oferecido às nossas crianças sempre que possível”, destaca.

Márcia observa que a ação nas unidades de saúde não ficarão restritas a estes espaços. “Para situações mais específicas, vamos orientar as mães a nos procurarem para obter um suporte especializado. Para ficar num exemplo: uma criança que nasça com a língua presa vai ter dificuldades de fazer a ‘pega’. Portanto, é preciso iniciar o quanto antes um acompanhamento com fonoaudiólogo para resolver esta questão”, comenta.

Após a Semana de Conscientização Sobre o Aleitamento Materno, o Agosto Dourado em Toledo segue no dia 19 (sexta-feira), às 14h, com uma roda de conversa sobre amamentação com a enfermeira do Banco de Leite Humano de Toledo, Tatiane Maria Pauli, na sede da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Cezar Park. “Estamos planejando uma tarde para compartilhar experiências e tirar dúvidas sobre esse ‘líquido dourado’ que salva vidas. Além disso, um delicioso café da tarde será servido na ocasião”, destaca a gerente. 

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias