Apresentado pelo Teu, espetáculo “A Guerra” estreia na Unioeste com provocação e humor


Foto: Divulgação
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

No dia 12 de maio, às 19h00, o grupo Teatro Escola Unioeste (TEU) apresenta o espetáculo A Guerra, no Teatro A4, no Campus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Toledo. A peça faz parte da programação da Semana Acadêmica de Filosofia e é aberta ao público.

Escrito por Ivan Lovison e dirigido por Everton Teles, a peça dura cerca de 20 minutos, trazendo uma visão cômica, crítica e um tanto desconcertante sobre a guerra. Explorando situações absurdas e simbólicas, o espetáculo mostra como a guerra enfraquece a identidade e afeta profundamente o que nos torna humanos.

Mas diretor, o que é “A Guerra”?

Everton explica: “A peça não tem um vilão personificado, o próprio estado de guerra, como pano de fundo, é o vilão, que desumaniza e transforma o frágil protagonista em um herói trágico”.

A peça acompanha João, um jovem jogado em um cenário de conflito. A narrativa mistura humor e tragédia, provocando risos e reflexões sobre a ingenuidade do protagonista diante da guerra. A encenação aposta na simplicidade criativa: objetos comuns, como caixas, se transformam em barricadas, tanques e trincheiras. Tudo se move, se adapta, se desmancha, assim como os personagens diante da guerra.

Apesar do tom cômico, o espetáculo não alivia. “Mesmo sendo uma comédia, ele termina onde a guerra sempre termina: na morte, na perda. A gente ri, mas depois se pergunta se devia estar rindo daquilo. É esse ruído que interessa”, disse o diretor Everton Teles. Ao embaralhar o riso e o desconforto, A Guerra expõe como o estado de conflito nos desumaniza, esvazia a identidade e transforma qualquer um, até João, em um corpo a mais no campo de batalha.

Elenco e Direção

Formado por Victor Hugo Justus Renner, Amanda Victória Milke Ferraz de Carvalho (Amanda Milke), Reg Filisberto, Guilherme Willian Carvalho de Lima, Jhonattan Emanuel Tomasi da Silva, Pyettro Tomasi da Silva, Wilson do Nascimento Rodrigues, Elliott Mekk, Eduardo Adam Siqueira, Higor Gonçalves, Ilsabeli Modkowski Petreconi, Vincent (Arthemis), Iasmin Iaci dos Santos Beranger. A direção é de Everton Teles.

Sobre o TEU

O grupo TEU completa dois anos em junho de 2025 e já levou diversas peças aos palcos. No currículo, montagens como Maria Farrar, Debate dos Filósofos, As Pessoas da Sala de Jantar, Dificuldade de Governar, Louvor do Esquecimento e o sarau performático Sentado Não Tem Nenhum Sentido, inspirado em Paulo Leminski.

Serviço
Espetáculo “A Guerra” – Grupo TEU
📅 Data: 12 de maio de 2025
🕢 Horário: 19h00
📍 Local: Teatro A4 – Campus da Unioeste, Toledo-PR
🎟 Entrada: Gratuita
⏱ Duração: Cerca de 20 minutos

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaasim