Atenção Primária à Saúde é tema de oficina dialogada com gestores de Toledo e região

Fonte: Assessoria
Atenção Primária à Saúde é tema de oficina dialogada com gestores de Toledo e região
📷 Foto: Divulgação

Gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) dos municípios que integram a 20ª Regional de Saúde participaram, na manhã desta quinta-feira (14), de uma oficina dialogada realizada no Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin. O encontro debateu estratégias para aprimorar a organização dos atendimentos, fortalecer os fluxos entre os serviços de saúde e qualificar o cuidado prestado à população de Toledo e região.

A atividade foi promovida pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), por meio da 20ª Regional de Saúde, e contou com a participação de gestores municipais, coordenadores da atenção primária em saúde (APS), profissionais da vigilância em saúde e equipes multiprofissionais. A condução das discussões foi realizada pela gerente de Atenção Primária da Sesa, Sidneya Marques Svierdsovski.

Durante a oficina, foram debatidos temas relacionados à organização dos processos de trabalho, fortalecimento da rede de atenção à saúde e qualificação das equipes. A chefe da Divisão de Vigilância em Saúde da 20ª Regional de Saúde, Andriele Roberta Gerardi, explicou que a atividade integra as ações do PlanificaSUS no Paraná e faz parte de um trabalho de diagnóstico realizado junto aos municípios para identificar pontos que precisam ser fortalecidos na APS.

Segundo Andriele, um dos objetivos do encontro foi aproximar as diretrizes da política pública da prática desenvolvida diariamente pelas equipes nos municípios. “Observamos que muitas vezes os profissionais executam as ações na prática, mas é importante resgatar os princípios, atributos e diretrizes da atenção primária dentro da rede de cuidados”, destacou.

Ela também ressaltou que a oficina buscou contribuir com o alinhamento técnico de gestores e coordenadores que assumiram recentemente as funções nos municípios da 20ª Regional de Saúde. “Temos muitos gestores e coordenadores novos, então entendemos que era importante promover esse alinhamento neste momento”, comentou.

Outro ponto discutido durante a atividade foi a ampliação do acesso da população aos serviços de saúde em Toledo e região. Conforme Andriele, os municípios ampliaram o número de equipes e de unidades básicas de saúde nos últimos anos, o que exige fortalecimento constante da qualidade do atendimento e dos processos de trabalho. “Hoje temos um acesso maior da população aos serviços e, junto disso, precisamos trabalhar a organização e a qualificação da atenção primária”, afirmou.

A secretária da saúde de Toledo, Adriane Monteiro, destacou a importância da integração entre os municípios para fortalecimento da rede que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS). “É uma oficina importante para discutir o cuidado integral na saúde e fortalecer os fluxos da atenção primária. Essa integração entre os municípios contribui para melhorar o atendimento e fortalecer a rede”, afirmou.

Já a gerente de Atenção Primária da Sesa, Sidneya Marques Svierdsovski, enfatizou que o encontro buscou aproximar teoria e prática dentro da APS. “O objetivo é discutir como as diretrizes do SUS podem ser aplicadas na prática para melhorar o atendimento à população”, explicou. Segundo ela, o diálogo com os municípios também permite discutir estratégias voltadas às necessidades de cada território e à melhoria dos processos de trabalho das equipes.

Sidneya também ressaltou que a atenção primária está diretamente ligada à realidade dos municípios e ao trabalho desenvolvido pelas equipes nos territórios. Segundo ela, a proposta da oficina foi transformar diretrizes e conceitos em ações práticas que contribuam para melhorar os atendimentos e os resultados na saúde da população. “A atenção primária é um desafio permanente dentro das políticas de saúde e precisa estar organizada para responder às necessidades do território. Por isso, esse diálogo também é importante para ouvir os municípios, identificar demandas e compartilhar evidências e práticas que têm apresentado resultados efetivos no dia a dia das equipes”, destacou.

Últimas Notícias

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense
Esportes

Cascavel Futsal vence o Paraná Clube fora de casa e sobe na tabela da Chave Ouro do Paranaense

Há 4 min
Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas
Policial

Toledo registra mais três casos de violência doméstica em menos de três horas

Há 1h
PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava
Policial

PRF apreende quase 2,5 toneladas de maconha em caminhão na BR-277 em Guarapuava

Há 2h
Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto
Policial

Homem é morto com tiro na cabeça em Foz do Iguaçu; suspeitos fugiram de moto

Há 2h
Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo
Policial

Polícia Rodoviária apreende R$ 130 mil em eletrônicos trazidos do Paraguai na PR-585 em Toledo

Há 2h
Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu
Policial

Jovem é encontrada morta e nua em área de mata usada como ‘motel a céu aberto’ em Foz do Iguaçu

Há 2h
Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos
Cotidiano

Manifestantes protestam na Paulista contra exportação de animais vivos

Há 2h
Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo
Policial

Motociclista embriagado bate em caminhonete e é preso na Rua 1º de Maio, em Toledo

Há 2h
Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa
Variedades

Carne de laboratório: conheça a técnica desenvolvida pela Embrapa

Há 2h
PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo
Policial

PM prende dois homens por violência doméstica em diferentes bairros de Toledo

Há 3h
Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre
Policial

Residência é arrombada e objetos são furtados no Jardim Porto Alegre

Há 3h
Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção
Brasil e Mundo

Congresso boliviano aprova lei de estado de exceção

Há 3h
Ver mais notícias