Audiência Pública debate a inclusão da Meia Maratona e da Prova 24 Horas no Calendário Oficial de Toledo


Foto: Divulgação - Câmara de Vereadores de Toledo
+85 mil
Siga o Toledo News no Insta

Em audiência pública, a Câmara de Toledo recebeu a comunidade para analisar a inclusão de três datas especiais no Calendário de Eventos: A Meia Maratona de Toledo, a Prova 24 Horas Dr. Torao Takada e o Dia Municipal do Protetor Animal. O evento ocorreu no Auditório e Plenário Edílio Ferreira, na segunda-feira (01).

Os textos estão tramitação no Legislativo. A Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CEC) organizou a audiência pública para ouvir as partes envolvidas. O órgão é composto por Professora Marli (MDB), presidente; Sergio Japonês (PL), vice-presidente; Valdir Gomes (União Brasil), secretário; Professor Oseias (Progressistas) e Pedro Varela (Progressistas).

Meia Maratona de Toledo (Projeto de Lei de Nº 193/2025 – Professor Oseias)

Idealizada em 2001 pelo médico Torao Takada e pelos membros do Rotary Club de Toledo, a Meia Maratona completou 24 anos na sua edição de 2025. O projeto do vereador Professor Oseias busca incluir o evento no Calendário do Município, no terceiro domingo do mês de outubro.

 Segundo o texto, “a Meia Maratona de Toledo oferece diversas modalidades: a Meia Maratona de 21 km, o Revezamento de 10,5 km, a Corrida Rústica de 6 km, a Caminhada da Saúde de 03 km, voltada para idosos, e a Maratoninha, com distâncias variadas de 200 m a 2,4 km, destinada às crianças”.

Durante a audiência, Alexandre Leite representou o Rotary Club de Toledo e ressaltou a importância do evento para a cidade. “É a prova mais longínqua que nós temos na região. Com essa inclusão no Calendário, irá diminuir bastante o nosso trabalho. É também um reconhecimento da prova e do Rotary Club na cidade”, disse. Além disso, adiantou que a prova de 2026 será um momento especial. “No ano que vem, vamos fazer a 25ª. Vai ser uma prova especial de aniversário, uma comemoração excelente”, concluiu. Leia o PL na íntegra.

Dia Municipal do Protetor Animal (Projeto de Lei de Nº 194/2025 – Chumbinho Silva)

O Dia do Protetor Animal será celebrado anualmente no dia 10 de agosto, caso o projeto do vereador Chumbinho Silva (PP) seja aprovado e sancionado. Pela proposta, “considera-se protetor de animais a pessoa física ou entidade sem fins lucrativos que, de forma gratuita e contínua por período igual ou superior a dois anos, desenvolva atividades de proteção, cuidado, conscientização ou resgate de animais em situação de vulnerabilidade”.

A proposição tem como objetivos: reconhecer e valorizar o trabalho dos protetores e cuidadores de animais que atuam de forma voluntária na causa animal; promover a conscientização da população sobre a importância da proteção e do bem-estar dos animais; estimular ações públicas e comunitárias voltadas à defesa dos animais; e integrar o poder público, as organizações não governamentais, os protetores e a sociedade civil para fortalecer a rede de proteção animal.

Sandro Luis Scherer, responsável pela Ouvidoria-Geral do Município, relatou que os protocolos relacionados à causa animal registraram aumento entre 2022 e 2025. “É importante que o Legislativo olhe para o bem-estar animal. Na Ouvidoria, em 2022, eram 70 protocolos/mês. Em 2025, são 80 protocolos. É uma demanda que aumento. Uma demanda a mais é o ataque de animais a pessoas”. Com a iniciativa, Chumbinho Silva espera que “a instituição do Dia do Protetor Animal contribua para o fortalecimento das ações voltadas à causa animal, incentive o voluntariado e a responsabilidade social, e promova uma cultura de respeito à vida em todas as suas formas”. Leia o PL na íntegra

Prova 24 Horas Dr. Torao Takada (Projeto de Lei de N° 205/2025)

Iniciativa da vereadora Professora Marli (MDB), a inclusão da Prova 24 Horas Dr. Torao Takada no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo pretende “reconhecer oficialmente sua importância para a comunidade e possibilitando que o evento receba apoio institucional e divulgação compatíveis com sua dimensão”. Um dos eventos esportivos de maior destaque em Toledo nos últimos anos, a primeira edição da prova foi realizada em 2013.

Atualmente, a prova - com 24 horas de duração - possui modalidades solo e por equipes. O evento atrai esportistas locais, nacionais e estrangeiros. O PL de Nº 205/2025 pretende incluir a Prova 24 Horas Dr. Torao Takada no Calendário Oficial, a ser realizada preferencialmente no mês de abril.

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1970, Torao Takada revelou que é o profissional da área com o registro de classe mais antigo em Toledo. Na tribuna, defendeu a atividade física como forma de alcançar uma vida mais longeva e saudável. “Como médico, o que eu sempre digo é: atividade física, com uma boa alimentação, é a melhor maneira de você ter uma boa qualidade de vida. Surgiram os melhores medicamentos, a Medicina evoluiu, o mundo evoluiu, mas ainda, a boa alimentação e a atividade física são a melhor maneira de você ter uma boa qualidade de vida. Estive no Japão em 2005. Antes de começar o trabalho de manhã, todo mundo é obrigado a fazer 15 minutos de exercícios. Chama taiso. Qual é a diferença disso? A expectativa de vida do Japão gira em torno de 86 anos. No Brasil, estamos batendo palmas por estar chegando aos 76 anos”, apontou.

Além dos benefícios para a saúde, a justificativa do projeto indica “efeitos positivos para a economia local, especialmente hotéis, restaurantes, comércio e serviços, fortalecendo a economia e projetando positivamente a imagem da cidade”. Leia o PL na íntegra.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaanao