Balanço 2025: Escola do Legislativo atende 2 mil estudantes de 36 escolas municipais

O ano de 2025 foi especial para a Escola do Legislativo. Entre junho e dezembro, apenas em atividades do “Programa Conhecendo Toledo: Três Poderes”, a Câmara de Toledo recebeu aproximadamente 2.000 estudantes de 4° ano para o exercício da prática cidadã. 75 turmas de 36 escolas municipais participaram da ação.
Karine Kliemann, coordenadora da Escola do Legislativo, comanda a iniciativa na Câmara. Com novas dinâmicas, a representante do órgão remodelou os materiais didáticos disponibilizados aos estudantes. “Em 2025, a Escola do Legislativo aprimorou a experiência com a adoção de novas didáticas, entre elas a simulação de votação em plenário, que permite aos estudantes vivenciar de forma concreta como ocorre a deliberação de projetos. Essa atividade, aliada ao uso de linguagem acessível, metodologias interativas e materiais didáticos atualizados, estimulou a participação ativa dos alunos, tornando a visita mais envolvente, didática e próxima da realidade do Poder Legislativo”, apontou.
Desde o início do biênio 2025/2026, a Escola do Legislativo esteve entre as prioridades da Mesa Diretora. A Resolução n° 135/2025 da Câmara reformou a estrutura organizacional do órgão. O trabalho foi ferramenta de estímulo à participação popular. “Um ano marcado pelo fortalecimento das ações educativas, pela ampliação do diálogo com a comunidade e pela consolidação da Escola como um espaço permanente de formação cidadã. Conseguimos atender diferentes públicos, desde estudantes da educação básica até a população em geral, com atividades que aproximam o Legislativo Municipal do cotidiano das pessoas e contribuem para a compreensão do papel da Câmara de Vereadores”, disse Gabriel Baierle (União Brasil), presidente do Legislativo.
Além do trabalho com estudantes da rede pública de ensino, a Escola do Legislativo capacitou servidores, professores, profissionais da saúde e interessados de toda a comunidade. Em setembro, a Câmara recebeu o 3° ano do Ensino Médio do Colégio Dario Vellozo para um debate simulado sobre cotas raciais, no Plenário. No mesmo mês, o órgão auxiliou a campanha “Seja Herói, Seja Doador” – iniciativa que proporcionou conscientização sobre a doação de sangue e levou servidores e vereadores até as macas de coleta. As formações internas focaram na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoas (LGPD) e no atendimento ao público. Palestras alusivas às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul foram executadas por médicos, em eventos abertos ao público geral.
Porém, a atuação da Escola do Legislativo foi além de atividades formativas e se consolidou como um elo entre o Parlamento e a comunidade. “É um instrumento fundamental para estimular a participação popular qualificada. Ao promover educação política e cidadã, a Escola contribui para que a população compreenda melhor o funcionamento do Poder Legislativo, seus instrumentos de participação e a importância do acompanhamento das ações parlamentares. Isso fortalece a transparência, amplia o senso de pertencimento da comunidade e incentiva uma participação mais consciente e ativa nos processos democráticos locais”, declarou a coordenadora.
Parlamento Jovem 2025
Iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE), da Secretaria de Estado da Educação e do Cartório da 75ª Zona Eleitoral, as atividades do Parlamento Jovem 2025 foram orientadas pela Escola do Legislativo dentro da Câmara. Destinada a estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a ação proporcionou uma vivência prática do processo democrático, de forma a permitir que alunos participassem de todas as etapas de um pleito eleitoral: da campanha à eleição, da posse à votação de projetos. 19 vereadores mirins participaram até as etapas finais da dinâmica.
O Colégio Senador Atílio Fontana, o Colégio Cívico-Militar Luiz Augusto Morais Rego e o Colégio Cívico-Militar João Arnaldo Ritt integraram a ação em Toledo. Para Karine Kliemann, a experiência reforça a importância de investir continuamente em ações de educação política desde a juventude, como forma de aproximar o Legislativo da comunidade escolar. “O saldo do Parlamento Jovem 2025 foi extremamente positivo. Os vereadores mirins demonstraram grande interesse, responsabilidade e engajamento ao longo de todo o processo. Os projetos elaborados revelaram sensibilidade às demandas da comunidade, criatividade e preocupação com temas relevantes para o município, como educação, meio ambiente e cidadania. A iniciativa cumpriu seu papel de estimular o protagonismo juvenil, o exercício da democracia e a formação de jovens mais conscientes do seu papel como cidadãos”, concluiu.
Organização para 2026
Para o próximo ano, a Escola do Legislativo está com o seu cronograma organizado. O foco estará em manter o atendimento à Rede Municipal de Ensino e, ao mesmo tempo, ampliar o alcance e o impacto das ações de educação para cidadania, participação popular e capacitação de toda a comunidade.















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela