Brasil domina a Libertadores mais uma vez e tem favoritos claros ao título


Foto: Toledo News

Brasil e Argentina seguem dominando a Copa Libertadores! Com o aumento de vagas para os dois países, o que ocorre desde 2017, isso é algo cada vez mais evidente e em 2022 a situação ficou mais notória, sendo a primeira vez na história da competição que a fase de quartas de finais é composta apenas por clubes de dois países, cinco brasileiros e três argentinos.

O domínio de Brasil e Argentina é claro e tem haver com aspectos técnicos, táticos e principalmente econômicos, mas desde 2019 o Brasil também tem superado a Argentina. Em 2019 Flamengo campeão, em 2020 Palmeiras campeão em cima do Santos e em 2021 mais uma final brasileira e título do Palmeiras sobre o Flamengo. A última temporada sem o domínio do Brasil foi 2018 com a conquista do River Plate no clássico contra o Boca Juniors.

Para 2022 a perspectiva é de que o Brasil prossiga com o domínio também sobre a Argentina. Os melhores times argentinos continuam sendo Boca e River e os dois já foram eliminados. Os três que sobraram: Vélez Sarsfield, Estudiantes de La Plata e Talleres parecem não ter forças para competir com os melhores brasileiros.

Flamengo, Atlético Mineiro e Palmeiras têm elencos estrelados e o Corinthians também aparece com um elenco cada vez mais forte. O Athletico Paranaense não tem tantas estrelas, porém também tem mais nomes de peso do que  boa parte dos argentinos.

Depois dessa contextualização vamos falar um pouco sobre cada confronto da fase de quartas de finais e é claro palpitar a respeito de quem avança para as semifinais.

Estudiantes de La Plata x Athletico Paranaense

Um confronto que aparenta enorme equilíbrio e sem um favorito claro. A Libertadores do Estudiantes é melhor até aqui, com  um futebol mais bonito e competitivo no geral, além de ter uma camisa mais pesada na competição. No entanto, vale ressaltar que a avaliação do Athletico fica um pouco distorcida com o início de ano ruim sob o comando de Alberto Valentim e depois de Fábio Carille. Com Felipão na área técnica, o ‘Furacão’ mudou completamente e está bem em todas as frentes, além de mostrar um futebol extremamente competitivo. A promessa é de dois grandes jogos e de uma vaga decidida no detalhe.

Palpite: Estudiantes de La Plata

Palmeiras x Atlético Mineiro

Dois dos grandes elencos do futebol sulamericano disputam uma das vagas às semifinais. Um confronto com histórico recente na Libertadores, semifinal em 2021, quando o Palmeiras avançou e seguiu para o título. Na época o ‘Galo’ era o favorito, mas parou em uma montagem defensiva quase perfeita do técnico Abel Ferreira.

Em 2022 as duas equipes continuam muito fortes, entretanto o Palmeiras joga um futebol muito mais envolvente e extremamente competitivo, enquanto o Atlético de Antonio Mohamed não tem o mesmo desempenho técnico e tático do time de Cuca em 2021.

O Palmeiras é o favorito para o confronto, mas um elenco recheado de jogadores diferenciados como o do Atlético Mineiro não pode ser menosprezado.

Palpite para o confronto: Palmeiras

Flamengo x Corinthians

Mais um confronto equilibrado e que reúne dois elencos estrelados. Os dois times já possuem jogadores decisivos e para as partidas de quartas de finais ainda terão os reforços de Vidal e Everton Cebolinha pelo lado do Flamengo e Yuri Alberto por parte do Corinthians, que ainda pode ter Balbuena.

A qualidade técnica dos jogadores aproxima os dois times e torna tudo ainda mais imprevisível. O ano dos dois clubes tem altos e baixos, principalmente pelo lado do Flamengo. O ‘Rubro Negro’ parece ter perdido tempo com o treinador português, Paulo Sousa e melhorou nas últimas partidas com Dorival Júnior. O Corinthians de Vitor Pereira não teve tantos jogos de grande futebol, mas é sempre muito competitivo. Tudo isso, aliado às duas torcidas gigantescas torna o embate sensacional.

Palpite para o confronto: Flamengo

Talleres x Vélez Sarsfield

O embate com menos grife na fase de quartas de finais da Libertadores. Apesar de se tratar do confronto menos esperado, não podemos menosprezar os dois times. Talleres e Vélez demonstraram enorme organização em toda a competição e tem tudo para entregar duas partidas equilibradas e de qualidade.

O Vélez Sarsfield eliminou o River Plate sem sofrer gols em 180 minutos e foi criativo em boa parte da disputa, tendo várias situações de gol. O Talleres também mostrou aspectos positivos ao eliminar o Cólon fora de casa. No geral, o esperado é muito equilíbrio.

Palpite para o confronto: Vélez Sarsfield

Após as quartas de finais traremos uma análise completa sobre os confrontos. As partidas de ida serão realizadas entre 02 e 04 de agosto, enquanto os jogos de volta ocorrem entre 09 e 11 de agosto.

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Kelvin Polasso

Kelvin Polasso é jornalista, formado em 2018 no Campus de Toledo do Centro Universitário FAG. Atualmente cursa marketing no Centro Universitário Uningá. No momento atua na área jornalística e tem experiência na cobertura de eventos esportivos em Toledo e no Paraná. Kelvin não esconde o seu amor, paixão e entusiasmo quando fala sobre esporte e também deixa evidente que torce pelo Grêmio, mas podem ficar tranquilos que quando houver alguma análise a sua ‘alma castelhana’ não irá pesar.

Últimas notícias