Cachorro-do-mato é resgatado após ser atropelado em Toledo e passa por tratamento veterinário


Foto: Divulgação - Prefeitura de Toledo
+93 mil
Siga o Toledo News no Insta

Na tarde de quarta-feira, 26, um animal selvagem, mais especificamente um cachorro-do-mato, foi resgatado pela equipe do setor de Proteção Animal da Prefeitura de Toledo após ser encontrado na calçada da Rua dos Pioneiros, nas proximidades da rotatória com a Avenida Senador Attílio Fontana. 

O chamado foi feito por um morador, que ao passar pela Rua dos Pioneiros, percebeu o animal deitado e em aparente dificuldade de se locomover. A Guarda Municipal (GM) então repassou a informação para a equipe de resgate, que rapidamente se dirigiu ao local para avaliar a situação. O bicho teria sido atropelado.

Ao chegar, a equipe constatou que o cachorro estava com dificuldades de locomoção, mas sem ferimentos expostos ou visíveis, apesar de algumas lesões leves. A decisão foi pela remoção imediata do animal, que foi encaminhado para o Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS), em Cascavel-PR, para uma avaliação mais detalhada. “No local, após um raio-X, os veterinários confirmaram que o cachorro estava com três fraturas em seu corpo. De acordo com os médicos, uma dessas fraturas será corrigida por meio de uma cirurgia, enquanto as outras duas não podem ser operadas, sendo tratadas apenas com medicação para aliviar a dor”, informou Tiago Luidy Pizzato Stertz, responsável pelo setor de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toledo.

Tiago explicou que o bicho é muito comum em Toledo e região, mas que por se tratar de um animal selvagem, todo cuidado é pouco. “Esse tipo de animal é bastante comum na região e, por ser selvagem, o cachorro-do-mato pode se tornar agressivo caso se sinta ameaçado. Por isso, os profissionais envolvidos no resgate tomaram cuidados especiais, utilizando materiais adequados para manter uma distância segura do animal”.

O cachorro-do-mato permanecerá internado no CAFS para continuar o tratamento ortopédico e, com sorte, em alguns dias, será possível realizar a sua soltura de volta à natureza. A equipe de resgate reforçou a importância de não interagir com esse tipo de animal selvagem, para evitar acidentes, tanto para as pessoas quanto para o próprio bicho.

Caso você encontre um animal silvestre em uma rua ou qualquer espaço urbano da cidade a indicação é entrar em contato com o setor de Proteção Animal da Prefeitura pelo telefone e WhatsApp (45) 9-9135-2756 ou ainda pelo Instagram de Tiago: @petzdotiagao.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias
aaasim