Câmara de Toledo firma parceria pelo Programa Interlegis do Senado Federal

Através dos trabalhos da Escola do Legislativo, a atuação administrativa da Câmara de Toledo mantém o empenho direcionado à qualificação de seus profissionais. Em mais uma ação realizada, a instituição agora possui uma parceria com o Senado Federal. O Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) irá vigorar por 60 meses. O Programa Interlegis estará à disposição da Casa de Leis.
O Interlegis do Senado Federal realiza treinamentos em todo país para capacitar servidores do Legislativo e agentes políticos. Criada em 1997, a iniciativa tem como missão “integrar e modernizar o Poder Legislativo no Brasil, oferecendo tecnologia e capacitação para as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas”. Os temas abordados aperfeiçoam a qualidade do trabalho e melhoram a percepção da sociedade em relação à transparência e à eficácia das instituições.
Com entusiasmo, o presidente Gabriel Baierle (União Brasil) crê no caráter formador e na integração do Poder Legislativo. “A parceria com o Senado permite acesso a diversas áreas de cursos educacionais e outras ferramentas que vão auxiliar diretamente a Escola Legislativa da nossa Câmara Municipal para oferecer ainda mais à nossa comunidade e aos nossos servidores. Essa cooperação mostra a união de legislativos e o interesse junto à educação da sociedade. Quando se trabalha com união, conseguimos chegar ainda mais longe, principalmente quando se trata da qualificação de pessoas”, disse.
Um Legislativo mais ágil, eficiente e transparente: o Programa Interlegis pode ser classificado como uma ferramenta utilizada para o fortalecimento da democracia. Segundo Karine Amanda Kliemann, coordenadora da Escola do Legislativo, o cidadão será contemplado com a melhoria nos serviços. “Teremos capacitações em áreas como processo legislativo, gestão pública, comunicação e inovação. Isso significa servidores mais preparados, maior eficiência administrativa e uma produção legislativa de ainda mais qualidade. No fim, o grande beneficiado é o cidadão, que passa a contar com uma Câmara mais moderna, transparente e comprometida em oferecer serviços de excelência”, explica.
As oficinas abordarão temas como: Fiscalização Legislativa Municipal e Emendas ao Orçamento Federal; Fundos Especiais da Criança e do Adolescente; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); Licitações e Contratos; Mídias Sociais; e Organização de Gabinete Parlamentar: Transição de Legislatura Bem-Sucedida. Muitos assuntos serão multidisciplinares e poderão ser utilizados por mais de um Departamento – as formações também serão direcionadas a parlamentares e assessores. Haverá emissão de certificado.
De acordo com Karine Kliemann, “as oficinas serão oferecidas com um cronograma divulgado pela Escola e também na modalidade on-line, garantindo acesso flexível e democrático a todos”. O Regimento Interno da Escola do Legislativo estabelece o objetivo de “oferecer aos vereadores e servidores subsídios que evidenciem a missão do Poder Legislativo”. Com a parceria firmada, os resultados poderão ser ainda mais expressivos.














Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela