Câmara oficializa afastamento de vereadores Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó por 180 dias

Os vereadores Edimilson Dias Barbosa, mais conhecido como Dudu Barbosa (MDB) e Valdomiro Nunes Ferreira, o Bozó (PL), foram oficialmente afastados de suas funções legislativas. A medida cautelar, com prazo inicial de 180 dias, foi comunicada no último dia 02 de agosto e formalizada por meio do Ato de Nº 14/2025, publicado nesta terça-feira (05) pela Câmara Municipal.
O afastamento atende a pedido do Ministério Público do Paraná (MPPR), que apresentou denúncia formal contra os dois parlamentares por corrupção passiva. De acordo com a 4ª Promotoria de Justiça de Toledo, os vereadores teriam solicitado R$ 300 mil a representantes de uma empresa do ramo de energia renovável, como condição para a aprovação de um projeto de lei que tratava da regularização de servidão administrativa, necessária à implantação de uma Central de Geração Hidrelétrica (CGH) no Rio São Francisco, na Estrada da Usina.
A suposta solicitação de propina teria ocorrido em 31 de outubro de 2024, durante tratativas entre os parlamentares e a empresa interessada no empreendimento. A denúncia foi recebida pela Justiça, e o processo segue tramitando sob sigilo na 1ª Vara Criminal de Toledo, sob o número 0008332-36.2025.8.16.0170.
Em resposta à determinação judicial, a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores publicou o Ato de Nº 14 suspendendo os mandatos de Dudu Barbosa e Valdomiro Bozó, conforme previsto no regimento interno da Casa Legislativa. A presidência da Câmara afirmou ter adotado todas as medidas legais e regimentais para o imediato cumprimento da ordem.
Em nota oficial, o Legislativo Municipal destacou o seu respeito às decisões judiciais, reafirmou o compromisso com a legalidade, a transparência e o interesse público, e declarou-se à disposição do Poder Judiciário e da sociedade para prestar os esclarecimentos necessários.
A Câmara de Vereadores de Toledo ainda não se pronunciou oficialmente sobre a convocação dos suplentes. Caso sejam convocados, o primeiro suplente do MDB é Professor Genário, que assumiu por 15 dias na última segunda-feira, 04, após licença da vereadora Professora Marli. Nesse caso, o segundo suplente Beto Scain poderia também assumir até o retorno de Marli. Para a vaga de Bozó, o primeiro suplente é Geraldo Weisheimer.
Nota de Dudu Barbosa
NOTA À IMPRENSA
A respeito das recentes reportagens veiculadas, informo que ainda não fui oficialmente notificado sobre o assunto mencionado.
Assim que houver a devida notificação, tomarei pleno conhecimento dos autos e prestarei todos os esclarecimentos necessários às autoridades competentes.
Reitero, de forma categórica, que não tentei nem pratiquei qualquer dos atos mencionados nas matérias jornalísticas. Tenho plena confiança na Justiça e estou à disposição para colaborar com o esclarecimento integral dos fatos.
Certo de que a verdade prevalecerá, coloco-me à disposição para contribuir com a elucidação dos acontecimentos de forma transparente e respeitosa.
Dudu Barbosa
Valdomiro Bozó ainda não se pronunciou oficialmente sobre o afastamento.



















Procura-se: Família de Toledo procura por Meg, cachorrinha desaparecida no Jardim Gisela