Campanha Junho Vermelho atraiu mais doadores para o Banco de Sangue de Toledo


Foto: Kelvin Polasso - Toledo News

A campanha do Junho Vermelho gerou resultados excelentes para a unidade de Toledo do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar). As ações, que buscaram conscientizar a população para a importância da doação, trouxeram mais de 150 novos doadores ao Banco de Sangue. A ação se torna ainda mais importante visto que nessa época do ano, com a chegada do inverno, o número de doadores tende a diminuir.

Em junho deste ano, houve 754 candidatos a doação. Em junho do ano passado, apenas 603. A diretora do Banco de Sangue - Hemepar, Vânia Frigotto, indicou os motivos do aumento. "No mês de junho, por se tratar do mês de campanha, temos um aumento exponencial. Mas também tivemos a abertura da Unidade de coleta externa em Marechal Cândido Rondon-PR, que impactou positivamente os nossos números. A expectativa para 2024 é superarmos o resultado de 2023". Ela ainda ressaltou que, em 2023, houve 5.865 candidatos e que, em 2024, espera-se atingir 7 mil.

Ao longo do mês o Hemepar realizou uma série de ações, palestras e visitas a empresas como Prati-Donaduzzi, Biopark e Primato. Especificamente, um dos objetivos dessas visitas foi conseguir mais doadores de sangue O negativo (O Rh-), que constantemente está em falta. Esse tipo sanguíneo é o que se conhece por doador universal, ou seja, qualquer pessoa pode recebê-lo, motivo pelo qual é tão fundamental para hospitais. No Brasil, apenas 09,00% da população possui esse sangue.

São admiráveis os esforços do Banco de Sangue Hemepar para aumentar a doação de sangue em Toledo, constantemente conscientizando cada vez mais pessoas a se tornarem doadoras. Vale lembrar que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Em Toledo o Hemepar se encontra na Rua Eugênio Gustavo Keller, esquina com a Rua Anne Russ Nº 1.612, no Jardim Coopagro.

O agendamento para a realização de doações é realizado exclusivamente no site da rede Hemepar. Acesse o site CLICANDO AQUI.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias