A Cáritas Diocesana realiza, nesta sexta-feira (20), a abertura da Escola de Língua Portuguesa para a População Migrante, iniciativa agora fortalecida pelo incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac). A iniciativa reafirma o compromisso com a acolhida, a integração e a promoção da dignidade de pessoas migrantes em situação de vulnerabilidade.
Em 2025, o projeto atendeu 70 alunos, reunindo participantes de diversas nacionalidades, como Haiti, Venezuela, Egito, Afeganistão, Colômbia e Turquia. A experiência foi marcada pelo fortalecimento de vínculos, pelo avanço no domínio do idioma e por importantes passos rumo à integração social.
Sua Solução de Compras: Shopping China
Mais de 210 mil itens das melhores marcas com qualidade garantida. Apr...
Shopping China
Rentabilizze Investimentos: estratégias para crescer seu patrimônio
Alavanque seu patrimônio com consórcio e assessoria especializada em T...
Rentabilizze Investimentos
Conheça o Residencial Carmel da Prati Empreendimentos
Home Club com lazer completo e localização valorizada, próximo ao Lago...
Prati Empreendimentos
Faculdade Donaduzzi : empregabilidade garantida ou bolsa
Formação conectada ao mercado com acompanhamento individual. Segurança...
Biopark Educação
Unimed Costa Oeste: SOS com atendimento rápido e proteção total
Acesse orientação médica e atendimento 24h em qualquer lugar, mais seg...
Unimed Costa Oeste
Casa Cor Tintas: ofertas de até R$ 129,90 por tempo limitado
Soluções completas para sua obra e teste de cor grátis na sua casa
Casa Cor TintasPara este ano, estão previstos três ciclos, totalizando nove turmas e cerca de 210 alunos ao longo do ano. As aulas ocorrerão nas dependências do Câmpus da PUC em Toledo, sendo três turmas:
1ª turma, nas sextas-feiras, das 19h00 às 23h00;
2ª turma, nos sábados, das 08h00 às 12h00 e;
3ª turma, também nos sábados, das 13h30 às 17h30.
A proposta busca responder à crescente demanda por formação linguística e cultural, reconhecendo o papel fundamental da língua na inclusão social, especialmente no acesso ao trabalho, à educação e à moradia.
Como parte da formação, o curso contará também com a atividade “Integração Cidadã – direitos, deveres e convivência social”, orientando os participantes sobre seus direitos e responsabilidades no Brasil.
O projeto é realizado em parceria com a PUCPR – Câmpus Toledo, responsável pela certificação e cessão do espaço, e com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SDHS), que organiza as inscrições, oferece lanche e disponibiliza o passe social.