A Secretaria Municipal da Cultura de Toledo abriu o período de matrículas para os cursos gratuitos de música que serão ofertados em 2026 pela Casa da Cultura de Toledo. As inscrições serão realizadas no dia 06 de fevereiro, de forma exclusivamente presencial, conforme o cronograma definido para cada modalidade.

Ao todo, são 15 cursos na área musical, contemplando diferentes instrumentos e níveis de aprendizado. Estão disponíveis aulas de saxofone, flauta transversal, clarinete, teoria musical, teclado, viola de arco, violino, violoncelo, contrabaixo, violão, guitarra, técnica vocal, musicalização infantil, piano e bateria.
As matrículas para a maioria dos cursos são efetivadas no ato da inscrição. Nos cursos de bateria, musicalização infantil, piano e técnica vocal, será formada lista de espera.

Os interessados devem comparecer à Casa da Cultura, na Rua XV de Novembro, Nº 1.638, no Jardim La Salle, com Registro Geral (RG), Certidão de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência atualizado e comprovante de escolaridade que comprove a alfabetização. Para menores de idade, a matrícula deve ser realizada pelos pais ou responsáveis legais.
A distribuição de senhas tem início às 08h00, com atendimento a partir das 08h30, e as vagas são preenchidas por ordem de chegada.
Empréstimo de instrumentos
A Secretaria Municipal da Cultura disponibiliza empréstimo de instrumentos musicais para alunos dos cursos de violão, guitarra, violino, violoncelo, viola de arco, teclado e bateria. O empréstimo é válido por até 60 dias a partir do início das aulas, sendo o instrumento utilizado exclusivamente durante o período de aula.

Após esse prazo, para continuidade no curso, o aluno deverá possuir instrumento próprio para prática em casa.
As informações completas sobre documentação exigida, atendimento prioritário e demais regras estão disponíveis na matéria geral, acessível CLICANDO AQUI.