Cinco leis são sancionadas e passam a integrar o ordenamento municipal de Toledo

Cinco novas leis foram sancionadas nesta quinta-feira (18), durante ato realizado na sala de reuniões do gabinete do prefeito de Toledo. As normas incluem a instituição de data comemorativa municipal, a inclusão de evento no Calendário Oficial de Eventos do Município e a declaração de utilidade pública de instituições. Todas as leis foram publicadas na edição nº 4.589 do Órgão Oficial Eletrônico do Município de Toledo.
Participaram da solenidade o prefeito Mario Costenaro, o vice-prefeito Lucio De Marchi, os vereadores Bruno Radunz, Chumbinho Silva, Jairo Cerbarro, Marli Gonçalves e Odir Zoia, além de representantes das instituições contempladas, secretários, assessores, diretores, coordenadores e servidores municipais.
O prefeito Mario Costenaro destacou que a sanção das leis reforça a importância da organização comunitária e da atuação das entidades para o desenvolvimento do município. Ele afirmou que Toledo possui uma rede institucional ativa, formada por iniciativas do interior e de diferentes causas. “Essa organização da comunidade faz muito bem para todos nós e traz bons frutos, fortalecendo vínculos e promovendo uma vida mais saudável”, disse.
Causa animal - A Lei nº 3.053/2025 institui o “Dia Municipal do Protetor Animal” no município de Toledo. A norma é de autoria do vereador Chumbinho Silva, líder do governo na Câmara Municipal, e passa a integrar o calendário oficial de datas comemorativas do município.
O vereador Chumbinho Silva destacou que a lei representa um reconhecimento necessário ao trabalho desenvolvido por pessoas que atuam diretamente no cuidado de cães, especialmente os em situação de rua em Toledo. Segundo ele, são ações contínuas, marcadas por esforço pessoal e uso de recursos próprios. “A gente sabe do sofrimento desses animais e do quanto vocês se dedicam, do quanto o telefone toca pedindo ajuda. Essas pessoas tiram dinheiro do próprio bolso e merecem o reconhecimento de toda a sociedade”, afirmou.
A secretária do Meio Ambiente, Luciana Fogaça, ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo município na área de proteção animal depende diretamente do apoio das protetoras e das organizações parceiras. Luciana informou que, neste ano, o município investiu mais de R$ 1 milhão em ações como castrações, vacinação e atendimento clínico. “Se não fosse o auxílio dessas pessoas, nós não conseguiríamos realizar o trabalho que fazemos hoje”, afirmou. A secretária também chamou atenção para o aumento no abandono de filhotes nas últimas semanas e destacou a atuação da coordenação, dos lares temporários e das ONGs.
A representante da ONG Meraki, Luciane Talarico, destacou que o reconhecimento é importante, mas que o trabalho desenvolvido pelas protetoras ocorre de forma contínua. Ela informou que a ONG conta atualmente com seis protetoras, cada uma responsável, em média, por cerca de 40 animais resgatados, de diferentes portes, o que exige dedicação permanente. “Não é um cuidado fácil, é diário, e hoje estamos representando a Maria, nossa presidente, que não pôde estar presente porque está justamente em função dos animais”, afirmou.
Corrida de rua - A Lei nº 3.054/2025 inclui a “Prova 24 Horas Dr. Torao Takada” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Toledo. O projeto é de autoria da vereadora Professora Marli e reconhece oficialmente o evento no cronograma municipal.
A vereadora Professora Marli destacou a evolução da Prova 24 Horas Dr. Torao Takada desde as primeiras edições até se consolidar como evento de referência esportiva. Ela lembrou que a iniciativa começou com pouco mais de 40 participantes e hoje reúne mais de 4 mil pessoas, movimentando diferentes setores do município. “Era uma brincadeira que surgiu de forma simples e hoje leva milhares de pessoas para a pista, gera recursos para Toledo e reúne a comunidade esportiva de todo o Paraná”, afirmou.
Torao Takada relembrou o início da corrida de rua em Toledo, quando a participação se restringia a poucos atletas. Ele contou que, no começo, saíam para competir em grupos pequenos, mas que hoje as provas reúnem milhares de participantes. “A prova solidária teve cerca de mil pessoas, a meia maratona chegou a 2.500 e a corrida 24 horas reúne aproximadamente 4 mil corredores”, afirmou. Segundo Torao, “Toledo se tornou um centro regional da corrida de rua”, mantendo eventos de forma contínua, inclusive durante a pandemia.
Utilidade pública
Outras duas leis sancionadas no ato foram a nº 3.055/2025, que declara de utilidade pública municipal a Associação Toledana de Educadores (ATED) e a nº 3.056/2025, que declara de utilidade pública municipal o Clube do Taco de Toledo. Ambas são de autoria do vereador Genivaldo de Jesus, que não pôde estar presente na solenidade de sanção.
São Miguel - A Lei nº 3.057/2025 declara de utilidade pública municipal a Sociedade Esportiva Aliança. O projeto é de autoria conjunta dos vereadores Odir Zoia e Bruno Radunz e passa a garantir o reconhecimento institucional da entidade.
O vereador Bruno Radunz afirmou que a lei beneficia diretamente a comunidade de São Miguel, que, segundo ele, sempre contribuiu com o desenvolvimento de Toledo. Ele citou lideranças locais que atuam no comércio do município e ressaltou o movimento de união para reestruturar o clube. “Eles estão se organizando para que o Aliança volte a disputar campeonatos e retome suas atividades esportivas”, afirmou. Radunz também destacou a articulação política envolvida na proposta e agradeceu o apoio recebido. “Quero agradecer ao vereador Chumbinho pela intermediação que possibilitou transformar essa iniciativa em utilidade pública”, disse.
O vereador Odir Zoia explicou que o projeto que declara a Sociedade Esportiva Aliança como utilidade pública surgiu a partir de reuniões com a comunidade de São Miguel e atendeu à vontade dos moradores. Segundo ele, a proposta foi construída de forma participativa e busca atender demandas futuras do distrito. “Nunca colocamos nada à força, foi a comunidade que quis, e quando a comunidade quer a gente estuda a melhor possibilidade”, afirmou. Odir adiantou que novos alinhamentos devem ocorrer para tratar de parcerias ligadas ao esporte e a eventos locais.
Trabalho conjunto
O prefeito Costenaro ressaltou a inclusão da Prova 24 Horas no calendário oficial, apontando impactos na saúde, na convivência comunitária e no desenvolvimento econômico. “É uma iniciativa com um espectro amplo de benefícios, que gera encontros, movimenta a cidade e ainda contribui com ações solidárias”, afirmou. Mario citou ainda os investimentos na proteção animal, ressaltando que, mesmo com orçamento inicial menor, o município ampliou os recursos ao longo do ano. “Nós reconhecemos o trabalho que vocês fazem e estamos atentos para buscar recursos e avançar nos programas”, declarou, agradecendo às entidades, vereadores e lideranças comunitárias pelo trabalho conjunto.
O vice-prefeito Lucio De Marchi destacou a importância das leis sancionadas e o papel do Legislativo na proposição das matérias. Ele afirmou que as normas fortalecem entidades e eventos que já possuem atuação consolidada no município. “É uma alegria estar aqui com os vereadores, autores de diversas leis, declarando utilidade pública e incrementando o calendário oficial de Toledo”, disse. Lucio também ressaltou a quantidade de entidades representativas existentes em Toledo e a relevância do reconhecimento legal. “Nós temos uma enorme quantidade de entidades que dão suporte à comunidade, e essa legislação vem justamente para garantir apoio”, afirmou.















Procura-se: Família procura por Sky, gatinha desaparecida no Jardim Gisela