Com Enio Verri na direção-geral da Itaipu, Elton Welter será deputado federal

Por: Kelvin Polasso
Com Enio Verri na direção-geral da Itaipu, Elton Welter será deputado federal
📷 Foto: Reprodução - Toledo News

Na última quinta-feira, 26, Enio Verri (PT) foi anunciado como o novo diretor-geral nacional da Itaipu. Como ele se elegeu deputado federal pelo Paraná, Toledo terá mais um representante na Câmara Federal, já que Elton Welter (PT) foi o primeiro suplente da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PV e PCdoB. O município já tem Dilceu Sperafico (Progressistas) eleito para o cargo.

Nas eleições de 2022, Verri foi eleito com 95.172 votos, mas para assumir o cargo na Itaipu Binacional precisará renunciar a sua vaga na Câmara Federal, dando espaço para Welter, primeiro suplente com 21.118 votos.

Em uma de suas redes sociais, Enio Verri comentou sobre a escolha do seu nome para assumir um cargo tão importante para o país. ???Sinto-me honrado de o presidente Lula escolher meu nome para assumir essa nova missão. Itaipu tem um papel importantíssimo no planejamento do Governo brasileiro, que é promover e financiar ações que tragam avanços econômicos, tecnológicos e sociais para o Paraná e o Brasil. E, ainda, ser um vetor de modernização e democratização do setor energético???, disse Verri.

Também pelas redes sociais, Elton Welter, aproveitou para parabenizar Enio Verri. Ele também destacou que o presidente Lula fez uma boa escolha para a gestão da importante estatal.

Elton Welter deve assumir o cargo já no início do mês de fevereiro. A posse dos deputados federais eleitos em 2022 está marcada para o dia 01º de fevereiro.

Sobre Elton Welter

Elton Welter é natural de Toledo, tem 54 anos e atua como agricultor. ?? formado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e possui especialização em Filosofia Política e Desenvolvimento Regional.

Na política, Welter começou como assessor parlamentar de Aldeni Araújo, entre 1993 e 1996. Em 1996 foi eleito vereador com 975 votos e em 2000 foi reeleito para o seu segundo mandato, com 945 votos.

Em 2002 Welter foi eleito deputado estadual, com 24.783 votos, reeleito em 2006, com 27.549 votos. Em 2010 não conseguiu a reeleição, mas voltou a ocupar o cargo entre 2013 e 2014, com a renúncia de Augustinho Zucchi (PDT).

No ano de 2020 Welter voltou a se candidatar a vereador em Toledo sendo eleito, com 952 votos. O seu mandato vai até o final de 2024, mas ele precisará renunciar para assumir como deputado federal. Em seu lugar entrará o primeiro suplente Roberto de Souza (PT), que fez 668 votos.

Últimas Notícias

Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual
Cotidiano

Estado nomeia 917 professores aprovados em concurso para a rede estadual

Há 5 min
Prefeitura fortalece parceria com associações de moradores e Defesa Civil em Toledo
Cotidiano

Prefeitura fortalece parceria com associações de moradores e Defesa Civil em Toledo

Há 15 min
FAG Toledo recebe estudantes do Colégio Incomar em tarde de orientação acadêmica e profissional
Cotidiano

FAG Toledo recebe estudantes do Colégio Incomar em tarde de orientação acadêmica e profissional

Há 24 min
Conferência internacional no Biopark discute avanços da medicina personalizada e terapias avançadas
Cotidiano

Conferência internacional no Biopark discute avanços da medicina personalizada e terapias avançadas

Há 33 min
Faltam 30 dias para a Marcha Para Jesus 2026 em Toledo; confira os detalhes do evento
Variedades

Faltam 30 dias para a Marcha Para Jesus 2026 em Toledo; confira os detalhes do evento

Há 41 min
Prefeitura de Toledo e ACIT realizam palestra gratuita sobre “O novo Cenário Fiscal: como navegar na transição da reforma tributária” no dia 30 de junho
Cotidiano

Prefeitura de Toledo e ACIT realizam palestra gratuita sobre “O novo Cenário Fiscal: como navegar na transição da reforma tributária” no dia 30 de junho

Há 44 min
Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela
Brasil e Mundo

Brasil coloca equipes de saúde e insumos à disposição da Venezuela

Há 53 min
Prefeitura de Toledo sanciona três novas leis voltadas à educação, esporte e assistência social
Cotidiano

Prefeitura de Toledo sanciona três novas leis voltadas à educação, esporte e assistência social

Há 1h
Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública
Cotidiano

Amop recebe Missão Paraná da Secretaria de Estado de Segurança Pública

Há 1h
Nova subestação de R$ 81 milhões prepara Porto de Paranaguá para expansões
Variedades

Nova subestação de R$ 81 milhões prepara Porto de Paranaguá para expansões

Há 1h
Patrulha Rural age rápido, prende foragido e recupera moto logo após o furto em Marechal Cândido Rondon
Policial

Patrulha Rural age rápido, prende foragido e recupera moto logo após o furto em Marechal Cândido Rondon

Há 1h
Núcleo de Gastronomia da ACIT promove treinamento sobre NR-1 e saúde mental para lideranças
Cotidiano

Núcleo de Gastronomia da ACIT promove treinamento sobre NR-1 e saúde mental para lideranças

Há 1h
Ver mais notícias