Com mais de 60 sessões, Cinema na Praça levou diversão para 15 mil pessoas no interior do Paraná


Foto: AEN

O projeto Cinema na Praça chega ao fim desta temporada nesta sexta-feira (1º) em Imbituva, no Centro-Sul, depois de passar por 32 municípios do Interior e realizar mais de 60 sessões. E essa nova fase, de retomada no pós-pandemia, foi um sucesso. Pelo menos 15 mil pessoas acompanharam as exibições que fizeram a alegria de famílias em municípios que não contam com salas comerciais de cinema. A iniciativa é do Governo do Paraná, em parceria com a Renault do Brasil e Motion Picture Association (MPA).

“Foi um projeto que lançamos na área da cultura justamente para fazer com que as pessoas, em especial as crianças, que não têm acesso a um cinema, seja pela distância ou pelo valor, pudessem ter essa diversão”, disse o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Ele parou na época da pandemia e foi retomado em maio, e nos deixa muito felizes porque leva a cultura mais próxima, mais acessível para essa parcela da população”.

Durante a semana, a carreta palco, com a telona de LED de 7,6 por 2,5 metros, passou por Clevelândia (27), Prudentópolis (28) e Mallet (29). Nesta quinta-feira ela está em Irati (Centro-Sul), estacionada no Parque Aquático, com duas sessões — 19h e 21 horas —, 400 cadeiras e sistema de som de alta qualidade. São exibidos “Patrulha Canina - O Filme (2021)", de Cal Brunker, e “A Família Addams 2: Pé na Estrada (2021)”, de Greg Tiernan, ambos voltados ao público infantil e que atendem toda a família.

Elaine Pereira Almeida, representante da Governadoria e uma das idealizadoras do projeto, afirma que iniciativas como essa fazem a diferença no cotidiano das pequenas cidades. “Nós retomamos esse projeto neste ano com muito orgulho, pois você pega desde o idoso, a criança, toda a família. Tem feito muito sucesso no Interior”, diz Elaine.

Sucesso público

Passando por cidades do Norte Central, Campos Gerais, Norte Pioneiro, Noroeste, Oeste, Centro Ocidental, Centro Sul e Sudeste, foram mais de 15 mil paranaenses acompanhando o Cinema na Praça. As cidades com recorde de público foram Clevelândia, com 1.800 pessoas nas duas sessões; Campina da Lagoa, com 1.400; e Alvorada do Sul e Ibaiti, com 950, dividindo o terceiro lugar. Essas duas últimas contaram, inclusive, com o reforço de 200 cadeiras disponibilizadas pelas prefeituras.

Na última semana, a Motion Picture Association liberou a exibição de outros filmes para o projeto, o que contribuiu para aumentar o público para a segunda sessão. Antes, apenas “Patrulha Canina” estava sendo exibido.

Em alguns municípios, como Cândido de Abreu e Rondon, o evento teve que ser cancelado devido à chuva. Já em outras cidades, como Manoel Ribas e Itaguajé, a chuva interrompeu as sessões.

Projeto

Após dois anos suspenso devido à pandemia, os bons índices de vacinação fizeram com que o Cinema na Praça fosse retomado em maio, começando por Ivaiporã (Vale do Ivaí), e finaliza a temporada no município de Imbituva.

No Paraná, são 224 salas de cinema concentradas em 32 cidades, segundo a Agência Nacional do Cinema (Ancine). Por isso, a opção do programa é atender cidades menos populosas e que não contam com salas comerciais, estratégia do Governo do Estado de descentralização da cultura, somado a outras iniciativas como o Crianças no Teatro e exposições itinerantes do Museu Oscar Niemeyer (MON).

“A grande importância do projeto Cinema na Praça nesse momento é levar lazer, cultura e entretenimento à população paranaense menos favorecida, aquela que não tem condição de acesso a um cinema na sua cidade. Representa também a volta do pós-pandemia, a congregação das famílias”, diz Rogério Luís Tonetti, que acompanha a carreta e realiza o breve cerimonial antes das sessões. “Temos percebido muitas famílias, idosos, crianças assistindo às sessões do Cinema na Praça, e isso faz com que a gente retome a vida, volte a normalidade, a vida que nós tínhamos antes da pandemia”.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias