Comitiva da AMOP tem pautas produtivas durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília

Fonte: Divulgação - AMOP
Comitiva da AMOP tem pautas produtivas durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília
📷 Foto: Divulgação - AMOP

Prefeitos e prefeitas associados a AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) tiveram pautas produtivas durante a XXIV Marcha dos Prefeitos, que ocorreu entre segunda-feira (27) e esta quinta-feira (30), em Brasília. A tradicional mobilização tem sido avaliada de forma muito positiva com a expectativa de resultados em prol dos territórios municipais.

A programação preparada pela CNM (Confederação Nacional de Municípios) teve prestígio de integrantes do Governo Federal, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do Congresso Nacional, com envolvimento direto do Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Além da agenda diretamente ligada à Marcha, a comitiva da AMOP costurou pautas específicas e oportunidades de diálogo e articulação.

O presidente da entidade e prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destaca que os prefeitos estiveram atentos a todos os temas tratados. ???São temas relevantes para a vida das pessoas dos territórios municipais???, comenta Lunitti. De acordo com ele, a Confederação Nacional de Municípios, por meio do presidente Paulo Ziulkoski, foi bastante efetiva em transmitir as cobranças municipalistas e sinalizar as prioridades.

???A confederação, representando todos os Municípios, se posicionou muito firmemente. Foram realizadas cobranças de que é preciso ter resolutividade, ação concreta, na solução das demandas municipalistas neste tempo em que temos essas pautas tão fundamentais para os Municípios???, comenta o presidente da AMOP. ???Estamos vendo muita unidade dos prefeitos dentro da perspectiva de tornar o oeste do Paraná cada vez mais um território de desenvolvimento, de melhor condição de vida para as pessoas???, complementa o prefeito Beto Lunitti.

Ontem (29), com a presença do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, houve forte manifestação para cobrar a colocação em pauta, no Congresso, de muitos pedidos da CNM. Na oportunidade, Lira assumiu o compromisso de colocar a confederação como ferramenta de discussão, dando legalidade a interposição de recursos na Justiça por parte dos Municípios, quando as pautas do Congresso gerarem prejuízo para as cidades. Nesse sentido, esteve em foco a ampliação de valores do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

???Importante dizer que foi discutida a ampliação de valores do Fundo de Participação na ordem de 1,5% para que possamos cumprir também uma pauta de discussões importantes, inclusive pelo Supremo, como o pagamento do chamado Piso da Enfermagem. Isso tudo está sendo tratado de uma forma muito intensa???, pontua o presidente da AMOP. Houve, inclusive, no contexto da Marcha, o alinhamento para prorrogar a vigência da nova Lei de Licitações, o que deve ocorrer, permitindo prazo até março de 2024.

Outra agenda relevante foi a participação da AMOP na reunião com a bancada paranaense na Câmara dos Deputados. Tratou-se de momento muito frutífero de interação e de alinhamento em prol dos Municípios. ???A AMOP se mostra muito intensa na participação, os prefeitos estão no evento trabalhando a pauta da Marcha, mas também fazendo seus contatos com parlamentares, órgãos de governo, para justamente, em seus territórios, atenderem as demandas dos seus munícipes???, comenta Lunitti. ???A AMOP presente é sinônimo de fortalecimento do municipalismo no oeste do Paraná e mostra que somos uma entidade regional, organizada, forte, presente, dinâmica e atuante???, finaliza o presidente.

Presenças

Participaram da Marcha dos Prefeitos: Beto Lunitti (presidente da AMOP e prefeito de Toledo), Elio Marciniak (prefeito de Santa Tereza do Oeste), Renato Tonidandel (prefeito de Santa Lúcia), João Inácio Laufer (prefeito de Quatro Pontes), Carlos Reis (prefeito de Anahy), Giovane Mendes (prefeito de Alto Piquiri), Laurindo Sperotto (prefeito de Céu Azul), Silvio de Souza (prefeito de Lindoeste), Viviane Comiran (prefeita de Ibema), Maxwell Scapini (prefeito de Capitão Leônidas Marques), Toninho Aguiar (prefeito de Formosa do Oeste), Pecinha (prefeito de Nova Aurora), Heraldo Trento (prefeito de Guaíra), Ivo Roberti (prefeito de Serranópolis do Iguaçu), Valtinho (prefeito de Assis Chateaubriand), Dr. Culestino (prefeito de Cafelândia), Luiz Ernesto Giacometti (prefeito de Palotina e presidente do Consamu), Junior Weiller (prefeito de Jesuítas e presidente da AMP), Moises Aparecido de Souza (prefeito de Catanduvas), Leonir Antunes dos Santos (prefeito de Boa Vista da Aparecida e vice-presidente do Consamu) e Vinicius Almeida (diretor geral da AMOP).

Últimas Notícias

Mulher perde o controle e capota Fiesta na BR-163, em Cascavel
Cotidiano

Mulher perde o controle e capota Fiesta na BR-163, em Cascavel

Há 11h
Homem é encontrado morto dentro de carro em posto às margens da BR-277
Policial

Homem é encontrado morto dentro de carro em posto às margens da BR-277

Há 11h
Repórter vai cobrir acidente no Paraná e descobre que vítima era tio dele
Cotidiano

Repórter vai cobrir acidente no Paraná e descobre que vítima era tio dele

Há 12h
Bebê de 1 ano morre após capotamento de automóvel na PR-471
Policial

Bebê de 1 ano morre após capotamento de automóvel na PR-471

Há 12h
Carga milionária de mercadorias estrangeiras avaliada em mais de R$ 3 milhões é apreendida em Cascavel
Policial

Carga milionária de mercadorias estrangeiras avaliada em mais de R$ 3 milhões é apreendida em Cascavel

Há 12h
Cascavelense de 25 anos morre em grave acidente em rodovia no Rio Grande do Sul
Policial

Cascavelense de 25 anos morre em grave acidente em rodovia no Rio Grande do Sul

Há 12h
Após estouro de pneu, carro roda na pista e bate em caminhão entre Toledo e Cascavel
Policial

Após estouro de pneu, carro roda na pista e bate em caminhão entre Toledo e Cascavel

Há 12h
Gaeco denuncia quatro pessoas por suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Paraná
Policial

Gaeco denuncia quatro pessoas por suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Paraná

Há 13h
VBP Agropecuário do Paraná cresce 13% e alcança R$ 212,6 bilhões em 2025
Cotidiano

VBP Agropecuário do Paraná cresce 13% e alcança R$ 212,6 bilhões em 2025

Há 13h
Atleta de Toledo conquista título paranaense de Kung Fu - Wushu Sanda
Esportes

Atleta de Toledo conquista título paranaense de Kung Fu - Wushu Sanda

Há 13h
SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio
Brasil e Mundo

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Há 13h
Diocese de Toledo comemora 67 anos de história e missão no Oeste do Paraná
Variedades

Diocese de Toledo comemora 67 anos de história e missão no Oeste do Paraná

Há 13h
Ver mais notícias