Concertos Especiais do Festimap aproximam música erudita da comunidade toledana


Foto: Kimberly De Marchi
+88 mil
Siga o Toledo News no Insta

A descentralização de concertos especiais é uma prática que tem ganhado espaço, com o objetivo de levar a música clássica e outras formas de expressão artística a locais que normalmente não são palcos de eventos culturais, como hospitais, igrejas ou praças. Os concertos especiais proporcionam experiências únicas a públicos que não teriam acesso regular a esses eventos. A segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (Festimap) promove a série de Concertos Especiais.

A programação iniciou na última quarta-feira, 16, com apresentações na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) - Hospital Bom Jesus e na Paróquia Menino Deus. Nesta quinta-feira (17), os músicos se apresentaram às 10h00, no Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certi) da Vila Pioneiro; na sexta-feira (18) na Prati-Donaduzzi, às 13h00 e no sábado (19) na Praça Willy Barth, às 11h00.

O professor de canto do Festimap Francisco Campos foi o responsável pela organização da apresentação na Paróquia Menino Deus. Para ele, a música tem o dom de aumentar e criar novos horizontes para as pessoas e para os jovens que buscam o recital. “Após as apresentações muitas pessoas começam a se interessar pela música de concerto e pela música de boa qualidade. Ganha a comunidade”.

Campos explicou que a descentralização do Festival é importante, porque os concertos não ficam somente no Teatro de Toledo, e sim, ele vai ao encontro das pessoas. “O Festimap busca do cidadão que está em outros pontos da cidade. O nosso trabalho é para alegrar as pessoas”.

O músico Felipe Vidal participa pela segunda vez do Festimap e está lisonjeado em mostrar a sua arte para a população local. “A função do artista é trazer música para a comunidade. Nós somos servos da arte. É uma alegria imensa conhecer novas pessoas e reencontrarmos outras”.

Festimap

O Festimap tem Direção Artística do maestro Jean Reis e Administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção é da Piu Mosso e, a Realização, da Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Ministério da Cultura. A programação completa da segunda edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná é gratuita e pode ser acessada no https://www.festimap.com.br.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PRATI! 🎉
LEGENDA
Últimas notícias
aaanao