Boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (6) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa que Toledo registrou, de agosto do ano passado (início do ano epidemiológico vigente) até a presente data, 4.359 casos de dengue (4.303 autóctones e 56 importados). Deste total, 29 foram computados desde a última edição do comunicado (em 30/6), um decréscimo 56,72% em relação ao período anterior (23 a 30/6), quando 67 pessoas testaram positivo para a doença transmitida pelo Aedes aegypti.
nEm números absolutos, houve um acréscimo de 0,67% em relação à semana anterior, o que comprova uma tendência de desaceleração da epidemia no município. Essa quantidade pode ficar ainda maior, pois há ainda 21 exames aguardando resultado. Somando os casos confirmados, os que estão em análise e os 729 que já foram descartados, 5.109 pessoas com sintomas da doença procuraram os serviços de saúde durante o atual ano epidemiológico.
Peça CPF na nota e concorra a prêmios
Participe dos sorteios mensais de dinheiro e acompanhe suas notas com praticidad...
Curso de Operador de Empilhadeira em Toledo!
Aulas nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2026.
Eixão do Desenvolvimento: Conexão Biopark-Toledo
Nova via revoluciona mobilidade e potencializa o crescimento do Biopark
Central Pizza: Pizza de 35cm por apenas R$49,99
Calabresa com 12 fatias, ideal para dividir e economizar no dia a dia.
Mais
No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as cinco primeiras posições ficaram com Panorama (405), Centro (339), Europa (242), Fachini (236) e Boa Esperança (215). Em quantidade de criadouros do mosquito encontrados em imóveis no período entre 1º e 6 de junho, os bairros com maior número de criadouros encontrados foram o Panambi (8), o São Pelegrino (6) e Rossoni (5).
nO setor de Controle e Combate às Endemias, da SMS, tem trabalhado incansavelmente para conter a doença e conclama a população a redobrar as ações de combate ao Aedes aegypti de forma a impedir sua reprodução, o que não demanda muito esforço: uma vez por semana, é preciso fazer um ???pente fino??? no quintal e retirar a água acumulada em vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares ??? o frio não elimina as larvas do Aedes aegypti, que podem resistir a baixas temperaturas por até um ano. Outro ponto importante é permitir que os agentes de combate a endemias (ACEs) tenham pleno acesso aos imóveis facilitados a fim de poderem fazer o trabalho de vistoria e orientação dos moradores.
nPara evitar quadros mais graves, quem estiver com sintomas típicos da doença ??? manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo e cansaço ??? deve procurar assistência médica imediatamente. Nunca é demais lembrar: a dengue mata e tudo que for possível para preveni-la deve ser feito!