Cristiano Ronaldo é o maior artilheiro da história do futebol! Números demonstram que CR7 é o maior atleta que já jogou esse esporte


Foto: Toledo News

No último sábado, 12, Cristiano Ronaldo marcou três gols na vitória do Manchester United sobre o Tottenham Hotspur por 03 x 02, pela Premier League. Com o hat-trick o jogador português se tornou o maior artilheiro da história em gols oficiais, chegando a marca de 807 bolas na rede em sua carreira e superando a marca de 805 gols de Josef Bican, que jogou entre 1931 e 1955 e defendia a seleção da Tchecoslováquia.

Em gols oficiais, Romário é o terceiro da lista com 772 gols, seguido por Pelé com 767 gols e Lionel Messi com 759 bolas nas redes adversárias. Mas e os 1.000 gols de Pelé e Romário? Bom, essa conta não leva em consideração apenas gols em partidas oficiais, mas também em muitos amistosos, tipo de enfrentamento que ocorria muito na época de Pelé e que tinham a sua relevância, mesmo sem o carimbo dos gols oficiais.

Mas vamos aos fatos, em gols oficiais ninguém é capaz de superar os gols de Cristiano Ronaldo, o 'gajo' não cansa de bater recordes e de empilhar bolas na meta oponente. Mesmo aos 37 anos, o atacante segue fazendo os seus gols, já são 18 na atual temporada, mesmo atuando na Premier League, o Campeonato mais competitivo e exigente do mundo em termos táticos, físicos e técnicos.

Ao longo da carreira Cristiano Ronaldo se transformou! No início era um ponta insinuante e em alguns momentos até abusava das firulas, mas aos poucos se tornou o jogador mais letal do futebol mundial. A sua trajetória no Real Madrid comprovou isso, fazendo mais gols do que jogos. Foram mais de 400 partidas, além de vários títulos empilhados, sendo quatro Champions League. Lembrando que CR7 já havia conquistado uma ‘Orelhuda’ pelo Manchester United.

O maior artilheiro da história do futebol é também o grande marcador do maior clube da história desse esporte, o Real Madrid, com 450 gols em 438 jogos. Ele também é o maior artilheiro da maior competição de clubes do mundo, a UEFA Champions League, com 145 gols e o maior artilheiro da história das seleções, com 115 gols.

Recordes não faltam para o jogador português, que também levou o seu país aos seus dois maiores títulos em toda a história, a Eurocopa de 2016 e a Nations League de 2019. Todos esses números espantosos ainda são corroborados por vários prêmios individuais, com destaque para as cinco Bolas de Ouro.

Mas vamos a um dos pontos mencionados no título desta coluna. Cristiano Ronaldo é o maior atleta da história do futebol! Quando digo maior atleta, falo do mais empenhado, do mais preparado, do mais obcecado por treinar, por evoluir, por bater recordes, por ganhar títulos, por fazer gols e muitos mais e talvez ainda o mais completo, com gols de direita, de esquerda, de cabeça, de falta, de pênalti, de dentro e de fora da área. 

A Champions League é a sua queridinha. Foram inúmeros hat-tricks e noites mágicas na competição. Atlético de Madrid mais de uma vez, Juventus, Wolfsburg e outros clubes sentiram o gosto amargo das atuações incríveis do craque.

Mas vamos a outros pontos do debate. Ser o maior atleta, não significa que Cristiano Ronaldo é o melhor jogador da história do futebol ou o mais talentoso, mas o maior atleta na concepção da palavra. Quando falamos de atleta em estado puro, o seu nome é o primeiro que vem em mente.

Quando o assunto é o talento, eu considero Lionel Messi o maior de todos os tempos e ainda podemos falar de Pelé, Diego Armando Maradona, Ronaldo, Zinedine Zidane, Ronaldinho Gaúcho, Johan Cruyff e outros. Esses argumentos não querem dizer que todos os nomes citados não foram também grandes atletas ou não se dedicaram em suas carreiras e nem que Cristiano Ronaldo é só treinamento e não tem tanto talento como muitos falam.

Cristiano Ronaldo é muito talento, mas é acima de tudo obsessão, vontade de vencer, indignação na busca da vitória. Esses e outros atributos fizeram de CR7 o maior artilheiro da história do futebol, recorde que os nomes citados acima, mesmo com uma pequena pitada a mais de talento não alcançaram. 

* As informações contidas nos artigos de colunistas, não necessáriamente, expressam a opinião do Toledo News.

Kelvin Polasso

Kelvin Polasso é jornalista, formado em 2018 no Campus de Toledo do Centro Universitário FAG. Atualmente cursa marketing no Centro Universitário Uningá. No momento atua na área jornalística e tem experiência na cobertura de eventos esportivos em Toledo e no Paraná. Kelvin não esconde o seu amor, paixão e entusiasmo quando fala sobre esporte e também deixa evidente que torce pelo Grêmio, mas podem ficar tranquilos que quando houver alguma análise a sua ‘alma castelhana’ não irá pesar.