Cultura promove reabertura da Biblioteca do CEU das Artes e anuncia obra na pista de skate


Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) realizou, na tarde desta terça-feira (25), a reabertura oficial da Biblioteca do Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) e o anúncio da tão sonhada obra de reforma na pista de skate do espaço. A titular da pasta, Rosselane Giordani explicou que desde 2021 o espaço vem recebendo uma série de investimentos tanto na estrutura como de servidores e agora celebra mais avanços.

Segundo a secretária, 2021 uma nova sala de aula foi estruturada no espaço, o telecentro foi reaberto e 12 novos computadores foram instalados para a realização de cursos de informática, além da implantação de diversos cursos. “Hoje temos 15 atividades atendendo mais de 300 alunos no espaço e agora conseguimos também reabrir com estrutura adequada a biblioteca do CEU”, destaca Rosselane. 

Ela relata que em 2023 foi contratada a segunda bibliotecária da pasta para a gestão das bibliotecas e com isso foi possível reorganizar o acervo do espaço, bem como também implantar sistema o sistema de gestão de acervo Pergamum, plataforma desenvolvida pela Biblioteca Pública do Paraná que fará a gestão do acervo (com possibilidade para empréstimo), que ganhou 54 novos volumes. “O diferencial da nossa biblioteca é o acervo composto por materiais que representam a arte em suas mais diversas formas de expressão, tais como música, arquitetura, artes cênicas e artes plásticas, além de acervo na área da literatura e gibis. Temos catálogos de exposições de artistas plásticos, catálogos de arquitetura e biografias", comentou o coordenador do CEU das Artes, Otniel da Silva Pereira. 

Estas aquisições estão num pacote que contemplou a inclusão de 218 unidades de 109 títulos comprados para as quatro bibliotecas gerenciadas pela SMC (Centro Cultural Oscar Silva, Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, Estação da Leitura e CEU das Artes), um investimento total de R$ 32.863,60. 

Rosselane destaca ainda que além da reabertura oficial da biblioteca do CEU das Artes, a data também marca outra conquista do espaço. “Estamos anunciando que um projeto iniciado em 2021 agora se torna realidade. A obra de cobertura da pista de skate será executada. O processo licitatório foi finalizado e a previsão de início da obra será para o fim do mês de abril. Mais uma conquista para este espaço e para a comunidade”, destaca a secretária, que informou que o valor proposto no certame pela Lego Construtora Ltda. foi de R$ 364.562,12, valor que será investido na obra de cobertura da pista.

Para marcar este momento, alunos do 5º ano da Escola Ivo Welter puderam acompanhar a contação da história inspirada no livro “Bonita”, de Harold Canizales, interpretada por Loreci Lucia Herkert Beal e Cleonisse Feliciano da Silva Pizzatto, servidoras da SMC. Após a contação de história, as crianças receberam um papel com a lista de documentos necessários para confeccionar a carteirinha que permitirá o empréstimo de livros. São eles: comprovante de residência atual (ou foto deste via celular); fornecimento de e-mail e número de telefone para contato (e mais dois de referência); apresentação de RG e CPF.

A secretária da Cultura, Rosselane Giordani, participou do ato e, falando diretamente para as crianças, falou sobre os serviços oferecidos pelo CEU das Artes. “Os livros nos fazem viajar, conhecer novos lugares, abrir nossa mente para coisas novas. Por isso, investimos neste espaço no qual vocês e suas famílias são sempre bem-vindos. Temos aqui também o telecentro, os cursos, a sala de cinema, a pista de skate, a quadra poliesportiva, várias opções recreativas e culturais. É importante que os moradores do Santa Clara IV frequentem este espaço, beneficiem-se de tudo aquilo que ele oferece, que tomem posse deste lugar que é feito para vocês”, salienta.

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias