Delegação recorde e projetos premiados marcam a participação do Sicredi em evento internacional sobre cooperativismo de crédito

Fonte: Divulgação - Sicredi
Delegação recorde e projetos premiados marcam a participação do Sicredi em evento internacional sobre cooperativismo de crédito
📷 Foto: Divulgação - Sicredi

O Sicredi, instituição financeira cooperativa com atuação nacional e mais de 9 milhões de associados, participou da 20ª edição da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WCUC 2025), promovida pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), com sua maior delegação desde o início de sua participação no evento, em 2005. Ao todo, mais de 130 lideranças representaram a instituição no encontro, realizado entre os dias 14 e 16 de julho, em Estocolmo, na Suécia. O fórum reuniu, nesta edição, mais de 2.000 participantes de mais de 60 países.

Neste ano, o destaque na programação foi para a cibersegurança, liderança e inovação, e como, num contexto de mudanças constantes e de tecnologias cada vez mais avançadas, a confiança passa a ser um meio de tornar o cooperativismo de crédito ainda mais sólido.

Durante a cerimônia de abertura do evento, o presidente do Conselho do WOCCU, Michael Lawrence, apresentou o novo plano estratégico da entidade, com foco na defesa de grandes causas globais em fóruns internacionais. A proposta visa representar os mais de 400 milhões de cooperados junto a organismos globais como o G20, a ONU e o Comitê de Basileia. O WOCCU também realizou sua Assembleia Geral Anual de 2025, e anunciou a inclusão de dois novos membros ao Conselho.

Inovação, educação financeira e lideranças jovens

O Sicredi teve papel de destaque na conferência, com líderes e especialistas participando de painéis e palestras. César Bochi, diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, falou sobre inovação na experiência do associado; e Marcio Zwierewicz, Presidente da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, e Wellington Holbrook, CEO da Vancity, debateram boas práticas para gerar impacto em escala.

A Fundação Sicredi, representada por Keyla Copes, gerente de Responsabilidade Social da Fundação Sicredi e Suellen Lins, especialista em educação, apresentou na WCUC 2025 seus programas voltados ao desenvolvimento de jovens lideranças, que integram educação financeira e valores humanos para promover transformação social e preparar lideranças conscientes. O depoimento de Vitor Corá, associado do Sicredi Ibiraiaras RS/MG e membro do Comitê Jovem, premiado no WYCUP 2025 ao lado de Milena Parreira, da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP, reforçou o impacto concreto dessa jornada formativa. O prêmio reconhece jovens lideranças globais e oferece uma jornada educativa com atividades de intercâmbio presencial e virtual, incluindo a viagem à Suécia, com o objetivo de apoiar a próxima geração de líderes cooperativistas ao redor do mundo.

Victor Saab, membro do Conselho Fiscal e integrante do comitê jovem da Sicredi Rio Paraná, levou ao palco principal da conferência seu depoimento sobre a presença de jovens nos boards das cooperativas, junto com outros três lideranças jovens de diferentes países, Vitor falou sobre a importância da inclusão e do olhar para o futuro do cooperativismo.

O papel transformador das cooperativas

A conferência abordou ainda o papel transformador das cooperativas de crédito em diferentes esferas da sociedade. O movimento global de mulheres líderes (GWLN) esteve representado na conferência por meio de seis integrantes dos comitês mulher do Sicredi que fazem parte da rede global. Com uma visão realista e intencional, as discussões em torno de um cooperativismo mais diverso também estiveram em pauta.

Um dos momentos marcantes desse momento foi a entrada da bandeira do Brasil, que foi carregada pela membra do Sister Society e conselheira de Administração da Sicredi Paranapanema Serrana PR/SP/RJ, Rosemary Camargo de Andrade.

Os desafios da boa governança em cooperativas de crédito também foi pauta de debate trazendo reflexões sobre o papel das tecnologias, a qualificação dos dirigentes, competências técnicas necessárias e boas práticas no setor. A discussão reforçou a governança como um dos pilares essenciais para a perenidade e credibilidade do cooperativismo.

Para Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e diretor do WOCCU, a conferência foi uma importante imersão nos desafios do cooperativismo de crédito global. ???Esse ano, acredito que o que mais marcou foi a ênfase na construção da confiança como base para um cooperativismo cada vez mais forte e global. Em um cenário de mudanças constantes, nossas cooperativas precisam reforçar seus diferenciais de relacionamento e foco no desenvolvimento local e sustentável. ?? necessário cultivar essa confiança para entregar valor real aos associados e às comunidades. Essa é a chave para seguirmos firmes, conectados e resilientes diante dos desafios atuais???, destacou.

Além do Sicredi, o Brasil contou com delegações de outros sistemas cooperativos, do Banco Central e da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil), que tiveram representantes em painéis. Pela OCB, Clara Maffia, gerente de Relações Institucionais do Sistema OCB, foi uma das palestrantes no painel ???Colaboração pacífica: como a política e o crescimento andam de mãos dadas???. Já pelo Banco Central, Carolina Bohrer, chefe do Departamento de Licenciamento, participou do painel ???Entendendo os desenvolvimentos regulatórios atuais de todo o mundo???.

Sobre a Fundação Sicredi  

A Fundação de Desenvolvimento Educacional e Cultural Sicredi, conhecida como Fundação Sicredi, foi criada em 2005 com o objetivo de preservar a essência do cooperativismo no desenvolvimento do Sicredi. Como uma organização da sociedade civil, a Fundação Sicredi se dedica à estruturação e desenvolvimento de programas e iniciativas educacionais, sociais, culturais, ambientais e de desenvolvimento de lideranças cooperativistas, implementados pelas Cooperativas em todo o Brasil, voltados a expandir nosso impacto positivo junto aos associados e nas comunidades onde estamos presentes. Site do Sicredi: Clique aqui?????? Redes Sociais: | Instagram | YouTube |  

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais

de 2.900 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Últimas Notícias

Colisão no Centro de Toledo deixa duas motoristas feridas
Policial

Colisão no Centro de Toledo deixa duas motoristas feridas

Há 3h
Homem é preso após ameaçar mulher e incendiar casa; outro foge após tentar invadir residência
Policial

Homem é preso após ameaçar mulher e incendiar casa; outro foge após tentar invadir residência

Há 3h
Jovens do Interact realizam campanha do lixo eletrônico
Cotidiano

Jovens do Interact realizam campanha do lixo eletrônico

Há 3h
Abordagem da PM resulta na apreensão de eletrônicos, bebidas e cigarros eletrônicos em Toledo
Policial

Abordagem da PM resulta na apreensão de eletrônicos, bebidas e cigarros eletrônicos em Toledo

Há 3h
Mulher descobre que casa foi usada em golpe de aluguel falso em Toledo
Policial

Mulher descobre que casa foi usada em golpe de aluguel falso em Toledo

Há 4h
Confronto com a PM em Icaraíma termina com suspeito morto e duas mulheres detidas
Policial

Confronto com a PM em Icaraíma termina com suspeito morto e duas mulheres detidas

Há 7h
Lancha explode em rio do Paraná e deixa cinco pessoas feridas
Policial

Lancha explode em rio do Paraná e deixa cinco pessoas feridas

Há 8h
Motociclista morre após perder controle da direção e colidir contra guard-rail na BR-277, em Medianeira
Policial

Motociclista morre após perder controle da direção e colidir contra guard-rail na BR-277, em Medianeira

Há 8h
Mulheres fogem da PRF, jogam droga pela janela e capotam carro na BR-277
Policial

Mulheres fogem da PRF, jogam droga pela janela e capotam carro na BR-277

Há 9h
Ex-companheiro é preso após agredir e ameaçar mulher na madrugada em Toledo
Policial

Ex-companheiro é preso após agredir e ameaçar mulher na madrugada em Toledo

Há 9h
Motociclista e passageiro ficam feridos em colisão na BR-277, em Céu Azul
Policial

Motociclista e passageiro ficam feridos em colisão na BR-277, em Céu Azul

Há 9h
Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses
Cotidiano

Governador Ratinho Junior inaugura a Ponte de Guaratuba, antigo sonho dos paranaenses

Há 16h
Ver mais notícias