Dia da Família acontece neste domingo no Lago Municipal, com encontro de carros antigos, shows e feira de adoções de animais


Foto: Divulgação

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o 15 de maio como o “Dia da Família” e Toledo celebrará esta data em clima de Maio Amarelo. A partir das 14h, o Parque Ecológico Diva Paim Barth, cartão postal da cidade, será palco de várias atividades destinadas aos mais variados públicos, como os encontros de carros antigos, motociclistas, bugues, trikes e carrinhos de rolimã, e a Feira de Adoção de Animais. A partir das 16h,  a criançada poderá desfrutar dos brinquedos do projeto RecreAção e toda a turma vai curtir o som dos shows de rock das bandas Los Coronezos, Jam Z e Full Rocker e do cantor Rafael Meneghini.

A programação do fim de semana de Maio Amarelo começa no sábado, na Praça Willy Barth, que receberá, das 9h às 16h, blitz educativa e apresentação do grupo de capoeira da Secretaria de Esportes e Lazer, além da tradicional Feira de Arte e Artesanato, do projeto Tenda. Das 14h às 16h será ministrada no Parque Frei Alceu uma oficina de direção defensiva para ciclistas.

Sorte

A “Sexta-feira 13” foi de muita sorte para os alunos da Escola Miguel Dewes, que participaram do minicurso “Direção Defensiva Kids” ministrado pela equipe do Departamento de Trânsito (Deptrans), da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU). Esta atividade voltará a ser realizada no dia 17, de manhã e à tarde, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Pingo de Gente (Jardim Modelo) e no dia 27 na Escola Municipal Washington Luiz (São Luiz do Oeste).

Falando ainda sorte, quem foi hoje ao Centro da Juventude (CJU) Mariana Luiza Von Borstel, no Jardim Coopagro, pôde aproveitar as ações do “Roda Viva no Trânsito”. A atividade volta a acontecer no dia 27, mas no CJU Marcio Antônio Bombardelli, no Jardim Europa.

Estas ações integram o Maio Amarelo, campanha coordenada em nível municipal pela SMSMU com o apoio das secretarias Educação, de Recursos Humanos, da Cultura, de Esportes e Lazer, de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, e de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano. “Trabalhamos o ano todo com o objetivo de conscientizar a população com ações de autorresponsabilidade de condutores e pedestres, mas intensificamos estas atividade em maio, um mês voltado à atenção e segurança no trânsito”, pontua o coordenador de Educação no Trânsito da SMSMU, Valdemir Domingues Fernandes Ladeia.

Programação

Com o lema “Juntos salvamos vidas”, a edição 2022 do Maio Amarelo em Toledo segue na próxima semana com o Conta Cultura. De segunda a sexta-feira (16 a 20), as atividades do projeto serão realizadas, nos períodos matutino e vespertino, em quatro escolas municipais – segunda-feira, Engenheiro Waldyr Luiz Becker (Jardim Fachini); terça-feira, Borges de Medeiros (Vila Industrial); quarta-feira, Egon Werner Bercht (Jardim Paraná); sexta-feira, Antônio Scain (Jardim Filadélfia) - e no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer (Vila Pioneiro) na quinta-feira. 

Para os dias 21 e 27, das 8h às 12h, estão programadas blitze educativas na região central de Toledo. Em 22 de maio serão ministradas, em três horários (12h, 14h e 20h), palestras sobre segurança no trânsito na Fiasul.

As comunidades do interior também receberão blitze educativas. Nos dias 26, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h, a ação ocorrerá na localidade de Xaxim; no dia 28, nos mesmos horários, ocorrerá em dois pontos: na comunidade Sol Nascente (acesso a São Luiz do Oeste) e no distrito de Novo Sobradinho. Estas operações contarão com o apoio da Brasil Foods S/A (BRF), do Serviço Social do Transporte (Sest), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) e do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas da Microrregião Toledo (Sintratol).  

Para encerrar a programação, no dia 28, das 8h às 12h, haverá uma ação de conscientização nas imediações do Centro de Eventos Ismael Sperafico, durante as atividades do Toledo Rock Festival, evento cuja primeira edição integra as comemorações alusivas ao 70º aniversário de emancipação político-administrativa do município.

PRÓXIMAS ATIVIDADES DO MAIO AMARELO EM TOLEDO

Dia(s) - Horário(s) - Evento - Local

14 - 09h00 às 16h00 - Ação Educativa Maio Amarelo com apresentação do grupo de capoeira e Projeto Tenda - Praça Willy Barth

14 - 14h00 às 16h00 - Oficina para ciclistas - Parque Frei Alceu Richetti

15 - A partir das 14h00 - Dia da Família - Parque Ecológico Diva Paim Barth

16 - Manhã e tarde - Conta Cultura - Escola Municipal Engenheiro Waldyr Luiz Becker (Jardim Fachini)

17 - Manhã e tarde - Conta Cultura - Escola Municipal Borges de Medeiros (Vila Industrial)

17 - Manhã e tarde - Direção defensiva kids - CMEI Pingo de Gente (Jardim Modelo)

18 - Manhã e tarde - Conta Cultura - Escola Municipal Egon Werner Bercht (Jardim Paraná)

19 - Manhã e tarde - Conta Cultura - Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer (Vila Pioneiro)

20 - Manhã e tarde - Conta Cultura - Escola Municipal Antônio Scain (Jardim Filadélfia) 

21 e 27 - 08h00 às 12h00 - Blitze educativas - Centro

22 - 12h00, 14h00 e 20h00 - Palestra sobre segurança no trânsito - Fiasul

26 - 09h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h00 - Ação conjunta de orientação com apoio do Sest/Senat, do Sintratol e da Brasil Foods S/A - Localidade de Xaxim.

28 - 09h00 às 11h30 e das 14h00 às 16h00 - Ação conjunta de orientação com apoio do Sest/Senat, do Sintratol e da Brasil Foods S/A - Localidade de Sol Nascente (São Luiz do Oeste) e distrito de Novo Sobradinho

27 - Manhã e tarde - Direção defensiva kids e Corrida Kids/Maio Amarelo - Escola Municipal Washington Luiz (São Luiz do Oeste)

27 - Manhã e tarde - Roda Viva no Trânsito - Centro da Juventude Marcio Antônio Bombardelli (Jardim Europa)

28 - 08h00 às 12h00 - Ação de Conscientização durante o Toledo Rock Festival - Imediações do Centro de Eventos Ismael Sperafico

Receba Notícias no seu WhatsApp!
Participe do grupo do Toledo News
Últimas notícias