Documentário sobre o Circo da Alegria celebra 33 anos de transformação social em Toledo

VÍDEO NO FINAL DA MATÉRIA
O Picadeiro do Circo da Alegria, localizado na Escola Municipal Anita Garibaldi, no Jardim Europa, em Toledo, foi palco de um momento especial na última segunda-feira, 23, com o lançamento oficial do documentário “Vai, vai ter alegria, vai, vai ter esperança”. A obra resgata a trajetória de mais de 30 anos do projeto social que tem encantado gerações em Toledo por meio da arte circense, da educação e do afeto.
O documentário foi viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo (edital de Nº 008/2024), com patrocínio do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e apoio da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Toledo.

A produtora cultural e roteirista Rosselane Giordani destacou a importância histórica e social do Circo da Alegria. “Ele transforma o olhar das crianças, proporciona sonhos e perspectivas diferentes. É um patrimônio do município, reconhecido por instituições como o Unicef e o Circo do Mundo”. Rosselane também chamou a atenção para a necessidade de que o município assuma o compromisso de garantir a continuidade do projeto. “O Circo da Alegria não pertence a uma gestão, mas à cidade de Toledo. O desafio agora é garantir a sua sustentação como política pública permanente”.

Coordenadora do projeto, Paula Bombonatto, emocionou-se ao falar da ligação pessoal com o Circo. “Cresci aqui dentro. É a minha vida, da minha família e de muitas outras pessoas. O projeto precisa de um novo olhar, porque ele cresceu. Precisamos ampliar a nossa estrutura, o número de instrutores e a equipe de gestão para continuar expandindo”.

A roteirista e diretora de edição do documentário, Selma Becker, definiu o trabalho como uma mensagem de sensibilização. “O documentário é poesia, é delicadeza, é resgate da nossa humanidade. Queremos tocar corações e mostrar que a arte transforma. O Circo impactou mais de 10 mil crianças e adolescentes ao longo desses 33 anos. Que venham mais 33”.
Com 53 minutos de duração, o documentário está dividido em cinco partes, além da abertura e dos créditos. A produção está disponível no YouTube e pode ser assistida no vídeo abaixo.
Ficha Técnica
Entrevistas e Direção de Produção: Rosselane Giordani
Roteiro e Direção de Edição e Montagem: Selma Becker
Assessoria de Imprensa: Graciela Souza
Intérprete em Libras: Júlia Vanessa Dall'Oglio
Cinegrafismo, Edição e Pós-produção: Vagner Souza
CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE O DOCUMENTÁRIO NO VÍDEO ABAIXO












Encontrado: cachorrinho encontrado no Santa Clara 4